Meio ambiente, Notícias, Zona Leste — 29/10/2012 at 16:18

Zona Leste sedia fórum de sustentabilidade

Fórum acontece em universidade do Anália Franco.

sust. Zona Leste sedia fórum de sustentabilidade

Empresários, dirigentes, estudantes e interessados vão debater sobre a implantação da sustentabilidade na gestão dos negócios.

O tema central será “Sustentabilidade: a competência empresarial do futuro”. Ricardo Martins, do Ciesp Leste, destaca que as empresas que adotarem as práticas de sustentabilidade e as integrarem em seus cotidianos conseguirão sucesso em seus negócios Tanto se fala em sustentabilidade nos dias de hoje, mas ela está longe de ser parte integrante da realidade mundial.

Segundo dados da Organização das Nações Unidas (ONU), até 2030 serão necessários 50% mais alimentos, 45% mais energia e 30% mais água para atender a uma população crescente.

Na América Latina, a ONU aponta que há países que gastam até 5% do seu Produto Interno Bruto (PIB) para subsidiar combustíveis não renováveis e apenas 2% do total em saúde.

De acordo com recente pesquisa da Confederação Nacional da Indústria (CNI), 69% dos empresários afirmam que adotar uma gestão sustentável significa custos adicionais; um terço deles garante que esse é o principal empecilho para a sua implantação.

Para propiciar uma reflexão sobre a necessidade de as empresas do século 21 avaliarem a sustentabilidade como uma estratégia que origina valor econômico, o Serviço Social da Indústria (Sesi) e o Centro das Indústrias do Estado de São Paulo Distrital Leste (Ciesp Leste) promovem o Fórum de Sustentabilidade desde 2009.

A 20ª edição do evento acontece na Zona Leste da cidade de São Paulo. Segundo Ricardo Martins, diretor titular do Ciesp Leste, a entidade tem um importante papel como incentivadora ao empreendedorismo e à introdução de boas práticas de gestão empresarial, a partir da busca de melhores resultados socioambientais, além de oferecer espaço para propostas e soluções aos negócios, apresentação de experiências de sucesso e troca de experiências.

“O tema sustentabilidade chegou para ficar e os recursos finitos representam um risco para os negócios em longo prazo”, afirma Martins. “As empresas que adotarem as práticas de sustentabilidade e as integrarem em seus cotidianos irão continuar se desenvolvendo ou conseguirão sucesso em seus negócios.

Quem ficar de fora desta mudança de cultura ou demorar muito para tomar providências não alcançará a perenidade de suas atividades empresariais”, ensina.

O Fórum SESI/CIESP de Sustentabilidade – São Paulo, organizado em conjunto pelo SESI e CIESP Leste, será realizado no dia 31 de outubro, das 18h30 às 22 horas, na Universidade Cruzeiro do Sul – Campus Anália Franco.

Programa: Palestra Magna

Sustentabilidade: A competência empresarial do futuro

Palestrante: Vitor Seravalli, diretor de Responsabilidade Social do Ciesp – Centro das Indústrias do Estado de São Paulo Case de Sucesso 1 – Cia. Nitro Química Brasileira – 77 anos voltados à sustentabilidade.

Palestrante: Marcos Romanoski, gerente de Saúde, Segurança e Meio Ambiente Case de Sucesso 2 – Montepino Ltda., gestão industrial voltada à sustentabilidade.

Palestrante: Pedro Matos, diretor Lean Manufacturing Apresentação – A contribuição do Sesi-SP e do Ciesp para a responsabilidade social das indústrias.

Palestrantes: Silvia Helena Marchi, diretora do Centro de Atividades do Sesi de A.E. Carvalho Ricardo Martins, diretor titular do Ciesp Distrital Leste.

Serviço

Forum Sesi /Ciesp de Sustentabilidade

Reportagem: Assessoria de imprensa. Foto: Divulgação.

Mais notícias

Atenção às drogas no CEU Formosa - Pré-conferência debate prevenção, políticas públicas e t...
Desligue o "Piloto Automático"
Patins achado cria garoto campeão

Informe seu email e fique ligado em tudo que acontece na Zona Leste de São Paulo:

comentar

— required *

— required *