Em junho, bairro completa 118 anos e a Fábrica de Cultura Parque Belém promove programação gratuita em comemoração.

A Fábrica de Cultura Parque Belém, uma das unidades do programa Fábricas de Cultura, do Governo do Estado de São Paulo, realiza em junho atividades para celebrar os 118 anos do Belém, bairro tradicional da zona leste de São Paulo onde a Fábrica está localizada. Este mês também é especial para a unidade, que completa cinco anos de existência.

A programação começa no dia 09, às 10hs, com a atividade “Árvore Genealógica do Belém”. Os participantes e a equipe da Biblioteca da unidade irão traçar a história do bairro, desde do final do século XIX, passando por acontecimentos importantes como a construção e inauguração da igreja São José do Belém e a chegada das indústrias, retomando a trajetória da região até a chegada da Fábrica de Cultura.

Já no dia 20 de junho, às 15hs, será promovido um encontro de leitores sobre a história do bairro do Belém e a influência da imigração na formação e desenvolvimento da região. Serão utilizados trechos do livro “Belenzinho, 1910: Retrato de uma Época”, de Jacob Penteado, e “Brás, Bexiga e Barra Funda”, de Alcântara Machado. A programação continua na sexta-feira, dia 23, a partir das 10hs, com a atividade literária “Festa no Belém”, que irá retomar a história das festividades do bairro, que reuniam brasileiros e imigrantes em eventos como concursos de Miss Belém, a Quermesse e a festa da Igreja São José do Belém.

De 17 a 25 de junho, a unidade recebe a exposição “Belém de Trás pra Frente”, que irá reunir parte do acervo de fotos e objetos da Sociedade de Amigos do Belém, que remonta o cotidiano, as festividades e as transformações do bairro ao longo dos anos.

As atividades são gratuitas e não são necessárias inscrições prévias. Mais detalhes estão disponíveis no site www.fabricasdecultura.sp.gov.br ou na página do Facebook /fabricasdeculturazl/

Serviço:

Aniversário do Belém e da Fábrica de Cultura Parque Belém
Local: Fábrica de Cultura Parque Belém
Endereço: Complexo do Parque Belém – Av. Celso Garcia, 2231 (Entrada 1) / Rua Nelson Cruz nº 140 (Entrada 2)
Tel.: (11) 2618-3447
Acessibilidade no local e entrada gratuita
www.fabricasdecultura.sp.gov.br

Árvore Genealógica do Belém
Data: 09 de junho
Horário: 10h00

Exposição “Belém de Trás pra Frente”
Data: 17 a 25 de junho
Horário: 9h00 às 17h00

Encontro de Leitores: Brás, Bexiga, Barra-Funda e Belenzinho
Data: 20 de junho
Horário: 10h00

Contação de História: Histórias que se encontram no Belém
Data: 21 de junho
Horário: 15h00

Atividade Literária: Festa no Belém
Data: 23 de junho
Horário: 10h00 e 15h00

Reportagem: Da redação. Foto: Divulgação.