Centro de Juventude de Guaianases realiza ação de prevenção a AIDS

Centro de Juventude de Guaianases realiza ação de prevenção a AIDS

0 75

Equipe do CTA Guaianases realizou testes rápidos para identificação do vírus e distribuiu material educativo sobre o tema.

O Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA) de Guaianases, na zona Leste da cidade, participou no dia 30 de agosto, das 13h às 17h, de uma ação de prevenção ao HIV/AIDS no Centro de Juventude Kolping, que fica na mesma região.

Os profissionais da saúde fizeram testes de fluído oral para identificação do HIV – em que o resultado sai em apenas 20 minutos – e distribuíram materiais educativos sobre a prevenção às Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs)/HIV/AIDS, além de preservativos masculinos e femininos.

“Estar próximo aos jovens é fundamental, já que a epidemia do HIV/AIDS vem crescendo na faixa de 15 a 24 anos. Acredito que esse tipo de ação proporciona diálogo e reflexão entre o serviço de saúde e a população jovem”, diz Eliane Aparecida Sala, gerente do CTA.

Para Sala, esse tipo de encontro também é uma oportunidade da própria unidade se manter sempre renovada. “É a partir do contato com os jovens, do conhecimento de suas vivências, que os serviços especializados em IST/AIDS podem criar novas e estratégias de prevenção”, conclui.

A ação contou com a parceria do Centro de Cidadania Laura Vermont e a ONG Sefras (Serviço Franciscano de Solidariedade). A Organização Não-Governamental é uma das parceiras do programa municipal de DST/AIDS que trabalham com prevenção e assistência ao cuidado das pessoas que vivem e convivem com o HIV/AIDS na capital. O Sefras planejou também uma caminhada e uma oficina de música e dança com jovens.

Reportagem: Da redação. Foto: Divulgação.

Nenhum Comentário