Colégio no Tatuapé aplica técnica para melhorar atenção dos alunos

Colégio no Tatuapé aplica técnica para melhorar atenção dos alunos

Técnica mindfulness, aplicada em estudantes do período integral do Colégio Mary Ward, auxilia na diminuição da ansiedade.

O mundo está cada vez mais acelerado. Hoje tudo é tratado como urgência, e a consequência disso é que o número de casos de estresse em adultos e crianças tem aumentado. Em contrapartida, há estudos que comprovam o potencial de diferentes técnicas de meditação para melhorar a concentração e reduzir o estresse e a ansiedade. Também estão surgindo evidências dos benefícios da prática em crianças e adolescentes. Atento a este fato, o Colégio Mary Ward, localizado no bairro do Tatuapé, em São Paulo, passou a utilizar a técnica do mindfulness com seus alunos do período integral.

O mindfulness, que foi criado pelo médico americano Jon Kabat-Zinn, é um treinamento para aprimorar e manter o estado de atenção plena a cada instante acompanhado por uma atitude interna de aceitação e não julgamento. “Além disso, permite que crianças e adolescentes, lidem com as mudanças, o estresse, as desilusões e emoções fortes de uma forma eficiente e construtiva, promovendo a capacidade para refletir e tomar decisões mais conscientes, como alternativa ao impulso”, conta a professora do período integral, Alexandra Grassini.

No Mary Ward, o mindfulness tem sido trabalhado com os alunos em momentos e espaços diferenciados do Colégio, como no pátio, um local onde a criança tem a possibilidade de explorar o que está ao seu redor. “Numa dessas atividades realizadas, os alunos puderam observar e ouvir diferentes sons à sua volta, como o canto de um pássaro, o barulho do avião, as falas dos professores nas salas de aulas. Depois disso, puderam compartilhar suas experiências com os amigos. Essa troca possibilitou um fortalecimento no vínculo afetivo do grupo, que ficou mais confiante para relatar as descobertas e sensações obtidas com a atividade”, destaca a professora.

Reportagem: Da redação. Foto: Divulgação.

Nenhum Comentário