São Paulo lidera denúncias em 12,8%.

Uma média de 225 denúncias por dia. Na distribuição de denúncias por estados, São Paulo lidera com 12,8%. “Esses números têm aumentado, mas não necessariamente porque a violência aumentou e sim porque as pessoas estão cada vez mais conscientes do seu papel e buscam o disque denúncia”, explica Eduardo Pan, gestor do Polo de Prevenção à Violência da ONG Liga Solidária.

Eduardo Pan salienta que o “pacto do silêncio” é o maior facilitador da violência e, segundo a Associação Brasileira Multiprofissional de Proteção à Infância e Adolescência (Abrapia), mais de 80% dos abusos sexuais cometidos contra crianças e adolescentes acontecem dentro de casa.

Pior: mais de 50% dos casos denunciados têm como autor do abuso o pai ou o padrasto. A negligência (40,88%) lidera o número de ocorrências seguida da violência psicológica (24,34%), física (21,67%), sexual (11,53%). Outros tipos de abuso representam 1,59%.

Em defesa dessas crianças e adolescentes, a Liga Solidária, por meio do Polo de Prevenção à Violência Doméstica, Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, promoverá no dia 18 de maio, a 4ª Caminhada pela Paz.

A manifestação acontecerá no Jd. Educandário, bairro do distrito Raposo Tavares, que tem um dos piores índices de vulnerabilidade social da região. A passeata sairá do Complexo Educacional Educandário Dom Duarte e terá a participação de toda a comunidade. “Está prevista uma grande mobilização.

Em 2009 tivemos 800 pessoas e no ano seguinte, 950. Em 2011 foram 1.500 cidadão reunidos para defender a causa”, conclui Eduardo Pan. Data: 18 de maio de 2012 Local: Av. Engenheiro Heitor Antônio Eiras Garcia, 5985 – Complexo Educacional Educandário Dom Duarte Horário: 13h30 Concentração – Saída às 14h, com previsão de retorno para 16h00.

Sobre a Liga Solidária

A Liga Solidária é uma organização social sem fins lucrativos criada há 89 anos. Atualmente, atende mais de 3.200 pessoas.

A ONG desenvolve programas sociais de educação e cidadania no distrito Raposo Tavares, na periferia da Zona Oeste do município de São Paulo. O seu atendimento social é realizado por 455 funcionários e 200 voluntários e envolve 8 Centros de Educação Infantil (CEIs), 4 Abrigos Solidários e 8 Programas Socioeducativos. Foi considerada uma das 10 ONGs mais eficientes de São Paulo (Veja São Paulo – dez 2008).

Reportagem: Assessoria de Imprensa. Foto: Divulgação.