Escolas da Zona Leste preparam alunos para ENEM

Escolas da Zona Leste preparam alunos para ENEM

Escolas preparam alunos para o ENEM

Colégio Soter e Prepara Cursos apostam em simulados e revisão de conteúdos.

Faltando menos de um mês para a aplicação do ENEM, prova que avalia o desempenho dos estudantes e uma das principais portas de acesso à educação superior, as escolas estão a todo vapor preparando seus alunos.

Diferente do que se imagina, a orientação para o exame e outros vestibulares é iniciada muito antes do terceiro ano do ensino médio.

“Todos os conteúdos são lecionados nos dois primeiros anos. Eles são divididos por frentes. Cada frente representa uma parte específica da disciplina. O terceiro ano é totalmente revisional.”, explica Paulo Cesar da Silva, professor de física do Colégio Soter, na Vila Formosa.

Como metodologia, durante a educação básica, os alunos do colégio Soter desenvolvem as competências e habilidades exigidas nas provas por meio de atividades. Já no ensino médio, é feito um reforço nos conteúdos aplicados através da execução de exercícios do “Arrase no Enem”.

O colégio também aposta na aplicação de simulados. A cada semestre os alunos são submetidos a dois testes. Um deles é formulado pelo sistema de ensino SAE e outro pela própria escola.

Em parceria com a AppProva, o colégio também disponibiliza aos alunos simulados no formato ENEM em uma plataforma digital.

Sabendo a importância do ENEM para o futuro de seus filhos, pais também recorrem a cursos pré-vestibulares para reforçar o aprendizado.

O Prepara Cursos, rede com unidade localizada na Vila Formosa, auxilia o vestibulando a se preparar e garantir um bom desempenho na prova.

“No curso preparatório Feras do ENEM, nós pontuamos algumas questões que merecem a atenção dos estudantes nas diferentes áreas abordadas pelo exame”, comenta Guilherme Maynard, diretor da rede.

A instituição oferece aulas individualizadas em horários flexíveis e tem duração de oito meses. Seu objetivo é apresentar um panorama geral dos conceitos exigidos nos exames e vestibulares.

O professor Paulo Cesar também destaca que as disciplinas que integram a área da Ciências da Natureza e a Matemática são as maiores dificuldades dos alunos. Para tanto, a grade curricular do terceiro ano sofre uma modificação com foco nessas matérias. “Há novas frentes nas disciplinas de Matemática, Química e Física, em virtude da necessidade de aprofundamento nos conteúdos.”, declara.

Outro ponto que ganha foco na hora de ser preparar para prova é a redação. No Soter, um professor especializado em técnicas de redação orienta os alunos na produção de textos desde as séries iniciais da Educação básica.

Já o Prepara Cursos aborda conceitos de gramática e as competências necessárias para elaborar uma redação.

Esse ano, pela primeira vez, o ENEM será realizado em dois domingos. No dia 5 de novembro, os alunos respondem questões de ciências humanas, linguagem e redação, durante as cinco horas e meia de prova. Já no dia 12, durante quatro horas e meia, a prova será focada em matemática e ciências da natureza.

Reportagem: Barbara Novaes. Foto: Julio Gomes.

Nenhum Comentário