Expo CIEE São Paulo 2018 traz escola móvel para demonstração de nanotecnologia

Expo CIEE São Paulo 2018 traz escola móvel para demonstração de nanotecnologia

Expo CIEE São Paulo 2018 traz escola móvel para demonstração de nanotecnologia
A Unidade Móvel de Nanotecnologia do SENAI-SP funcionará durante todo o período do evento com aplicações simuladas

Para mostrar os efeitos práticos e simplificar a compreensão do universo da nanotecnologia, a 21ª Feira do Estudante – Expo CIEE São Paulo 2018 – maior feira voltada à inclusão e capacitação profissional de jovens -, que acontece nos dias 25, 26 e 27 de maio -, traz o Programa de Educação em Nanociência & Nanotecnologia SESI-SP/SENAI-SP, que funcionará durante todo o período do evento em uma imersão de 20 minutos.

A feira, que acontece no Pavilhão da Bienal do Parque do Ibirapuera, será das 9h às 19h. Os organizadores estimam atrair cerca de 80 mil visitantes. O objetivo do Programa de Educação Nanociência & Nanotecnologia é levar conhecimento às salas de aula, como também despertar o interesse dos alunos pela ciência, levando-o a uma experiência diferente e o contato com as inovações que serão utilizadas no mercado de trabalho nos próximos anos. Com a vanguarda da tecnologia aplicada na indústria e na área de educação, o Serviço Social da Indústria (SESI) e o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI) são pioneiros na formação dos profissionais do futuro.

Nanociência

A nanociência é o estudo de princípios fundamentais de moléculas e estruturas de dimensão entre um e 100 nanômetros. Um único nanômetro (nm) corresponde à bilionésima parte do metro. Ou seja, a nanociência é o mundo do que acontece entre os átomos e as moléculas.

Já a nanotecnologia é a manipulação real, a aplicação e o uso de objetos de tamanho manométrico, e tem sido considerada como a próxima revolução industrial. Por isso, muitos governos do mundo todo investem em pesquisa e desenvolvimento nessa tecnologia. As unidades móveis têm design inovador e são aparelhadas com microscópios eletrônicos e equipamentos de alta tecnologia, que permitem ao público assistir a demonstrações e experiências de aplicações práticas de nanociência e nanotecnologia.

“É um parceiro importante que estamos trazendo para a feira do CIEE. As duas entidades são reconhecidas por colocarem os jovens em contato com a tecnologia desde cedo. Isso contribui muito para a formação e carreira. Com certeza essa atração vai despertar o interesse da garotada em conhecer mais sobre essa área e as oportunidades no mercado”, diz Marco Panza, supervisor do setor de feiras e responsável pela 21ª Feira do Estudante – Expo CIEE São Paulo 2018.

Carretas adaptadas em laboratórios

A nanociência e nanotecnologia são conceitos recentes, por isso há muito para ser explorado. “No passado, tínhamos a tabela periódica e as combinações dos elementos resultavam em novas moléculas. Hoje, é possível criar moléculas não existente. Isso traz inúmeras possibilidades para a ciência”, explica o diretor técnico do SENAI-SP, Ricardo Terra.

Segundo ele, mesmo com pouco aparato tecnológico, é possível compreender os conceitos da nanotecnologia, mas, ressalta, se houver um ambiente com as ferramentas certas, o aluno pode fazer descobertas e vivenciar experiências que tornarão o aprendizado mais significativo. “Esse projeto nasceu com a visão de que é necessário trabalhar a ciência e a tecnologia em todos os níveis da educação, incluindo os ensinos fundamental e médio, e não apenas a educação profissional”, finalizada o profissional que buscou inspiração em experiências de outros países como Estados Unidos, Alemanha e Suíça.

Os interessados já podem acessar o site www.ciee.org.br/expociee e emitir a credencial que possibilitará a entrada na mostra sem filas. Por lá também é possível fazer a inscrição de grandes grupos de visitantes, facilitando a organização de excursões escolares.

Serviço:

21ª Feira do Estudante – Expo CIEE São Paulo 2018
Data: 25, 26 e 27 de maio.
Horário: das 9h às 19h.
Local: Pavilhão da Bienal do Parque do Ibirapuera.
Endereço: Parque Do Ibirapuera, S/N – Portão 3 – Parque Ibirapuera
Inscrições: www.ciee.org.br/expociee

Reportagem: Da redação. Foto: Divulgação.

Comentários