“Foram exonerados”, diz Prefeito da Mooca

“Foram exonerados”, diz Prefeito da Mooca

Prefeito Regional Mooca fala sobre zeladoria e corrupção

Paulo Sérgio Criscuolo fala sobre zeladoria e corrupção.

O mooquense Paulo Sergio Criscuolo, atual Prefeito Regional Mooca (órgão municipal que atende as áreas da Mooca, Tatuapé, Pari, Brás, Belém e Água Rasa), conselheiro do Clube Atlético Juventus e do Parque Sabesp Mooca Fiori Gigliotti, é engenheiro civil, administrador de empresas e advogado pós-graduado em Engenharia de Segurança.

Aposentado da Sabesp, foi coordenador de Infraestruturas e Obras da Subprefeitura de Vila Prudente, Coordenador do Programa Córrego Limpo e atuou também como assessor especial na Companhia Paulista de Obras e Serviços.

O Prefeito Paulo Sergio conversou com a equipe do SP Jornal e falou sobre zeladoria, o Parque Sampaio Moreira e a Máfia da Cidade Limpa. Confira:

Por ser um bairro boêmio, os moradores do Tatuapé sofrem com barulhos. Como proceder nesses casos?

Administrativamente é necessário ser feita uma solicitação através do telefone 156 ou através do aplicativo SP156. Quando recebemos essas demandas verificamos se o estabelecimento esta regular com a sua atividade. Caso seja identificado alguma irregularidade o estabelecimento sofrerá sanções administrativas aplicadas pela municipalidade.

Em abril, a prefeitura lançou o programa “Bar Legal”. Como ele pode auxiliar os moradores do Tatuapé que sofrem com as noitadas típicas do bairro?

Periodicamente são realizadas operações de fiscalização para o cumprimento do programa Bar legal. O programa basicamente incentiva estabelecimentos a seguirem a lei do Psiu (Programa de Silencio Urbano), garantindo assim menos poluição sonora aos residentes do bairro.

Desde Novembro de 2016, o Parque Sampaio Moreira está fechado e com atividades encerradas. Quais as providencias estão sendo tomadas para sua reabertura? Há previsão para retornar as atividades?

Esta área foi destinada pela secretaria de educação a criação do céu carrão. Com a paralização da execução do projeto a área foi provisoriamente cedida à secretaria municipal do esporte, com o objetivo de ser criado um centro desportivo comunitário. Assim que as formalidades forem finalizadas será aberto ao publico para atividades esportivas.

Prefeito, os moradores da área que abrange a regional têm reclamado de buracos e má pavimentação. Quais as ações estão sendo tomadas para resolver esse problema?

A partir do mês de agosto a Prefeitura Regional da Mooca recebeu uma suplementação de verbas para atividade de tapa-buraco. Com essa suplementação, efetuamos uma operação intensiva que resultou em 2051 buracos tapados nos nossos distritos, atendendo a todas as solicitações do SAC 156.

Outra reclamação é o aglomerado de pessoas em situação de rua que estão formando uma favela sob o Viaduto Bresser. Quais as providências? Existe algum programa ou ação da prefeitura que busca abrigo para essas pessoas?

Temos a esclarecer que não estão sendo medidos esforços da Administração para dirimir esta questão. A Prefeitura Regional da Mooca, tem participado de reuniões com outras pastas envolvidas na questão como, Secretaria municipal de justiça, Secretaria Municipal de Assistência Social, Cohab e Coordenadoria de Defesa Civil. Independente das ações, estamos em dialogo com os moradores em condição de rua e ressaltamos que existe um consenso comum entre os participantes dessas reuniões, no sentido de providencia a um centro temporário de acolhimento (CTA), com eventual atendimento dessas pessoas em um programa habitacional.

Entre as 32 prefeituras regionais, a Regional Mooca é uma das maiores em questão de área. De acordo com sua experiência, esse fator atrapalha a manutenção e zeladoria, além da administração do espaço?

Para o ano de 2017 nós recebemos 20% a menos do orçamento para os programas de zeladoria. Mesmo assim não estamos medindo esforços para atender toda a manutenção de zeladoria dos 6 distritos.

Em julho, quando a CBN denunciou o esquema de corrupção nas prefeituras regionais “Máfia da Cidade Limpa”, a Regional Mooca foi uma das citadas. Quais as providencias estão sendo tomadas para que esse tipo de ilegalidade seja coibida? Os envolvidos foram identificados? Quais medidas foram tomadas?

A secretaria municipal das Prefeituras Regionais efetuou a exoneração dos que foram identificados nas denúncias. Já os citados pela reportagem, estão sendo investigados pela Procuradoria Geral do Município

Reportagem: Barbara Novaes. Foto: Julio Gomes.

Nenhum Comentário