Governador faz viagem de inspeção em novo trecho do monotrilho

Governador faz viagem de inspeção em novo trecho do monotrilho

Governador faz viagem de inspeção em novo trecho do monotrilho
Segundo o Governo do Estado, cinco novas estações serão entregues em março; Alckmin inspecionou vias entre Oratório e Vila União

Geraldo Alckmin participou nesta terça-feira (20) da primeira viagem para vistoria no novo trecho da Linha 15-Prata do Metrô. O governador inspecionou 5,5 km de vias do monotrilho entre as estações Oratório e Vila União.

“Hoje nós fizemos uma viagem de inspeção aqui na Linha 15 do Metrô. Nós deveremos transportar, quando chegarmos até São Mateus, 350 mil passageiros por dia; e, quando chegar próximo à estação Jardim Colonial Iguatemi, 400 mil passageiros por dia”, declarou o governador.

Segundo Alckmin, o monotrilho já está na fase final para começar a atender a população: “O monotrilho está praticamente pronto, estamos nos testes finais. Ele não tem operador porque ele é por CVTC, as estações estão na fase de acabamento”.

De acordo com o cronograma de obras, cinco novas estações – São Lucas, Camilo Haddad, Vila Tolstói, Vila União e Jardim Planalto – e mais 6,5 km de via elevada serão entregues à população neste mês de março. Já para o final de maio está prevista a entrega das estações Sapopemba, Fazenda da Juta e São Mateus, além de mais 3,6 km de vias.

“Em maio completamos as 10 estações da linha, com toda urbanização embaixo, ciclovia e toda infraestrutura nesse 15 km.”, comentou o presidente do Metrô, Paulo Menezes, que participou da inspeção ao lado do governador.

Conheça a Linha 15

A Linha 15 vai conectar as regiões leste e sudeste a toda a rede de trilhos de São Paulo. Em operação desde 2014, entre Vila Prudente e Oratório, o ramal permite integração gratuita com a Linha 2-Verde e proporciona o acesso a uma rede de 339 km de trilhos, em 22 municípios, cobrando uma única tarifa. Quando pronto, o trecho de Oratório a São Mateus atenderá a 400 mil pessoas por dia.

O monotrilho possui características diferentes do metrô convencional. Suas estações são elevadas. Em média, ficam a 15 metros do solo, e apresentam arquitetura leve, que se integra à paisagem do local.

Os trens são operados de modo totalmente automático e trafegam sobre vigas de concreto elevadas. Cada composição possui sete carros e capacidade para transportar mil passageiros por viagem.

As plataformas são centrais, com 90m de comprimento e 9,90m de largura para acomodar as duas vias operacionais, possuem cobertura com estrutura metálica em arco, passarelas de emergência nas extremidades, sistema de portas automáticas para embarque/desembarque em toda sua extensão, escadas rolantes, escadas fixas, elevadores e bicicletários. Os acessos das estações situam-se em ambos os lados da avenida Prof. Luiz Ignácio Anhaia Mello.

Reportagem: Da redação. Foto: Divulgação.

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