Hipertensão Arterial: saiba mais sobre a doença

Hipertensão Arterial: saiba mais sobre a doença

6882
Hipertensão Arterial: saiba mais sobre a doença
Fatores relacionados a familiares, obesidade, tabagismo, estresse e ansiedade estão entre as principais causas da pressão alta

A hipertensão, chamada também de pressão alta, é uma doença multifatorial, que pode estar relacionada a fatores familiares, obesidade, tabagismo, estresse e ansiedade.

Segundo a Sociedade Brasileira de Cardiologia (SBC), a doença acomete uma em cada quatro pessoas adultas. O Dr. Daniel Valadão Zabukas, Cardiologista do Hospital Dom Alvarenga, explica que as medidas em repouso acima de 14/9 pode sugerir hipertensão, o ideal ter aferições de até 12/8.

O especialista reforça que na grande maioria dos casos a doença é assintomática nos estágios iniciais. Porém, em casos graves pode se apresentar com dor no peito, dor de cabeça, falta de ar e até convulsões. “Para controlar a pressão é importante realizar um acompanhamento médico de rotina, tomar as medicações corretamente e seguir as medidas clínicas orientadas pelo médico do paciente. Evite sobrepeso e obesidade. Não fume e pratique exercícios físicos regularmente”, enfatiza.

Daniel reforça ainda que o tratamento é realizado com a mudança de hábitos alimentares, exercícios físicos sob supervisão profissional e com uso de medicamentos.

“É importante ressaltar que na maioria das vezes a hipertensão é assintomática. Por isso, é comum o abandono do tratamento. Isso é um grande erro. O paciente tem que encarar a medicação como uma pílula da longevidade. Tomando direitinho ganha-se qualidade e também anos de vida”, finaliza o Cardiologista do Hospital Dom Alvarenga.

Reportagem: Da redação. Foto: Divulgação.

Comentários

Matérias similares