Mamão formosa estimula a digestão e é fonte de vitaminas

Mamão formosa estimula a digestão e é fonte de vitaminas

0 202

Disponível o ano todo e com preço acessível, a fruta é ideal para o café da manhã.

Dados da Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (FAO) apontam que o Brasil é o segundo maior produtor mundial de mamão, ficando atrás somente da Índia. Não por acaso a fruta está entre as mais consumidas pelos brasileiros e pode ser encontrada o ano todo a preços acessíveis.

Conhecido por estimular a boa digestão, o mamão formosa é fonte natural também de componentes nutricionais importantes para o sistema imunológico. Por ser de fácil preparo, consumido in natura ou como ingrediente de vitaminas e smoothies, pode incrementar o café da manhã.

“Para muitas pessoas, o mamão formosa é referência quando falamos dos benefícios para as funções digestivas e popularmente se diz que a fruta solta o intestino ou colabora para seu funcionamento”, destaca a nutricionista do Oba Hortifruti, Renata Guirau. “Mas isso acontece devido à presença de uma substância chamada papaína, que possui ainda função anti-inflamatória, e das fibras, encontradas na polpa e na semente, que é fonte inclusive de gorduras boas”, explica.

Outro destaque do mamão formosa é a concentração de vitaminas. “Por ser do grupo dos vegetais amarelo-alaranjados, possui grande quantidade de carotenóides, que são precursores da vitamina A e têm propriedades antioxidantes, ajudando a proteger a visão, a pele e reforçar o sistema imunológico”, enumera Renata. “É rico igualmente em vitamina C, que é antioxidante e auxilia na produção de colágeno e absorção de mineiras, como cálcio e ferro”, acrescenta a nutricionista.

Como escolher

A casca deve estar íntegra, sem sinais de fungos ou vazamentos. Por ser uma fruta muito delicada, ao toque leve já é possível identificar se a casca está frágil, indicando que o mamão formosa está muito maduro e deverá ser consumido rapidamente.

Como conservar

O ideal é armazenar o mamão formosa sempre em geladeira, principalmente depois de fatiado.

Reportagem: Da redação. Foto: Divulgação.

Nenhum Comentário