Palocci é ex-ministro por duas vezes e recordista em ser citado em nossos editoriais junto à turma anti-ética do PT. Ele foi alvo de investigações envolvendo seu enriquecimento meteórico que nem Freud explica.

Porém, mesmo com tantas discussões, Palocci é a verdadeira seqüência de como se fazer coisas erradas, ser percebido, não ser culpado e ainda ficar rico, impune, mais famoso e sair por cima. Isso é possível? Veja em 10 passos.

1 – Palocci multiplicou por 20 sua fortuna em pouco espaço de tempo. 2 – Palocci é agora o novo gênio das finanças e do mercado imobiliário. 3 – É também referência em sucesso de consultoria, o que está levando professores e teóricos da área a reverem seus conceitos de rapidez em rendimentos. 5 – Não foi julgado e nem ao menos aberta uma CPI para avaliar sua conduta. 6 – A presidente Dilma, mesmo diante do escândalo, fez questão de reconhecer a importância de Palocci em seu governo. 7 – A situação não abalou a estrutura política do próprio governo (Essa sem novidades. Se não aconteceu nada na época do mensalão, quem dirá com esse “escândalozinho” mixuruca, né?). 8 – Recebeu aplausos em despedida emocionante de toda cúpula do ministério. 9 – Ele mesmo pediu demissão. Ninguém o fez. Ou seja, saiu por cima! 10 – Após sua saída a popularidade da Dilma só aumentou.

Mas no fundo Palocci ainda serve de bom exemplo para alguns políticos. Se fez besteira, pede demissão, sai do governo e deixa o osso para outro! Estava até parecendo egoísmo! Um absurdo!

Após os passos de Palocci, aparece Cesare Battisti, que ao contrário, sem dar nenhum passo, continuou no Brasil e não voltará à Itália. O governo Lula, como “grande ato” em seu último dia de mandato, fez a proeza de não extraditar o assassino que matou 4 pessoas na Itália na década de 70. Fato esse que agora a Itália deve levar a questão ao tribunal penal internacional, além de criar uma relação instável entre os países.  Estudam até boicote a nossa copa de 2014 e brasileiros e jogadores sofrem protestos por aí afora por causa da decisão de Lula.

O que não nos conforma é o porquê de um sujeito que matou pessoas em outro país ser solto aqui no Brasil. Será que as pessoas que o soltaram também tiveram parte de suas condutas atuando de maneira não tão ética ou legal? Alguém se lembra da época de guerrilha de Lula, Genoíno e Dilma? Bom, é recomendável parar por aqui.

Não satisfeitos com toda loucura Battisti e Palocci, mês passado a presidente Dilma sancionou uma lei, a 12.403/2011, que brevemente significa que homicídio simples, roubo a mão armada, lesão corporal gravíssima, uso de armas restritas, desvio de dinheiro público, extorsão entre outros,  não terão mais prisão preventiva ou prisão em flagrante. Nesses casos, medidas cautelares serão aplicadas, ou melhor, a impunidade de sempre!  Lembram daquele bandido que matou um estudante na Usp? Ele disse assim a um repórter: “Na nossa ética é assim: porque a vítima foi reagir? Tem que tomar bala mesmo”!  E em seguida saiu da delegacia e está livre pelas ruas.

E você ainda reclamando dos detentos soltos em feriados? E você ainda reclamando que os detentos recebem bolsa-auxílio para a família deles e não para a família da pessoa que ele lesou ou matou? E você reclamando dos impostos caros? E você reclamando da saúde das pessoas?

Francamente!  O Brasil não está ruim assim.

Antonio Gelfusa Junior  é diretor  de marketing do SP Grupo de Jornais  (SP Jornal, Jornal de Vila Carrão,  Jornal do Tatuapé e Jornal de Vila Formosa).