Local é uma área de 210 mil metros onde funcionava antiga Febem.

O Parque Estadual do Belém ocupa os 210 mil m² onde funcionou o Complexo Tatuapé da extinta Febem, desativado totalmente em outubro de 2007. O parque é uma nova opção de lazer para moradores de bairros como Tatuapé, Penha, Brás, Belém, Mooca, Pari, entre outros.

O prefeito Gilberto Kassab participou no sábado, dia 23, ao lado do governador Geraldo Alckmin, da inauguração do Parque Estadual do Belém, da Biblioteca e da Fábrica de Cultura instaladas no equipamento. Na ocasião, o prefeito afirmou que o espaço é mais uma alternativa de lazer e de cultura para os habitantes da zona leste. “Esse equipamento contribui com a revitalização de uma região que faz parte da nossa história e do desenvolvimento de São Paulo”, disse o prefeito.

Orçado em R$ 37,3 milhões, o parque é composto por seis quadras poliesportivas, dois quiosques, 1,5 quilômetro de ciclovia, pistas de corrida e skate, duas áreas para ginástica e dois playgrounds. Há ainda uma Fábrica de Cultura com cursos de iniciação artística para jovens de 8 a 19 anos e um auditório com capacidade para 270 pessoas.  “A cidade ganha aqui mais um instrumento de lazer, além de já estar sendo agregado com outros equipamentos do âmbito cultural, atendendo aos pedidos da comunidade”, destacou o prefeito.

O parque é uma nova opção de lazer para moradores de bairros como Tatuapé, Penha, Brás, Belém, Mooca, Pari, entre outros. Seu projeto é inovador, baseado nos princípios da sustentabilidade ambiental, com a utilização de técnicas construtivas alternativas.

Após o descerramento da placa inaugural, o prefeito e Alckmin caminharam pelo parque e plantaram mudas de pau-brasil. Cerca de 400 árvores que já existiam na área foram preservadas e outras 1,3 mil mudas foram plantadas. “Esse é o parque da vida, um ambiente com opções de lazer para toda a família. É mais um espaço para a comunidade e eu tenho certeza de que ele será muito bem cuidado”, disse Alckmin.

O Parque do Belém fica na avenida Celso Garcia, entre as ruas Nelson Cruz e Ulisses Cruz. O horário de funcionamento é das 6h às 20h, de segunda a domingo.

Reportagem: Da redação. Foto: Divulgação.