Planetário do Carmo presta homenagem ao Prof. Acácio Riberi

Planetário do Carmo presta homenagem ao Prof. Acácio Riberi

O Prof. Acácio Riberi nasceu em São Paulo em 08/07/1924 e faleceu no dia 29/11/1998.

Formado em contabilidade pela Escola Técnica de São Paulo , em dezembro de 1952, aos 28 anos de idade, teve que desistir da carreira ao sofrer um descolamento das retinas que ocasionou a perda total da visão. Mesmo com todas as dificuldades resultantes dessa deficiência, enfrentou os desafios de iniciar um novo rumo profissional. Com o estímulo do Prof. Aristóteles Orsini, fundador do primeiro planetário do Brasil, Acácio formou-se em Astronomia em 1966. Foi membro da equipe da Escola Municipal de Astronomia e Astrofísica por mais de 15 anos.

Por ser considerado um dos melhores mestres no desenvolvimento e na divulgação da Astronomia, os professores da instituição resolveram homenageá-lo. Através do Projeto de Lei n.158/16, apresentado pelo vereador Toninho Paiva, a partir do dia 6 de dezembro de 2016 o Planetário Municipal do Carmo passará a ser nomeado Prof. Acácio Riberi.

Na ocasião será inaugurada uma exposição permanente com a obra de João Luiz de Brito Neto: são fotos que registram todas as etapas de construção do Planetário, desde a fundação até a instalação da cúpula onde ocorre a projeção do céu estrelado.

Sobre os Planetários
O Planetário do Carmo esteve fechado durante 11 anos e foi reinaugurado em 08/05/2016, depois de inteiramente reformado e com equipamentos de última geração. O prédio tem área de 1.750 metros quadrados, uma cúpula de 20 metros de diâmetro e sala de projeção com capacidade para 230 lugares, com poltronas em posição unidirecional, celóstato para observação do Sol, sala de aula e espaço para exposições. Uma esplanada cósmica fica estrategicamente posicionada atrás do prédio, onde há dois telescópios e atividades monitoradas. A equipe é composta por profissionais com experiência de trabalho no Planetário do Ibirapuera, novos professores e programadores. Esses técnicos são os responsáveis por atividades como cursos, palestras e observações. Oferece programação gratuita e aberta ao público, principalmente para escolas.

A reabertura do planetário do Carmo aconteceu quatro meses após a entrega ao público do Planetário do Ibirapuera que também passou por reforma e modernização de equipamentos. Com isso a cidade passou a contar com dois espaços específicos para tornar o conhecimento científico sobre o Universo e fenômenos astronômicos como eclipses, chuva de meteoros e os movimentos da Terra de forma agradável e acessível para crianças, estudantes e público em

Serviço:
Evento: Solenidade de entronização do Planetário Municipal do Carmo em homenagem ao Professor Acácio Riberi e inauguração de exposição fotográfica permanente.
Data e horário: 06/12/2016, terça-feira, 10h.
Local: Rua John Speers, 137 – Parque do Carmo, Itaquera, São Paulo – SP, CEP: 08265-040.

Reportagem: Da redação. Foto: Divulgação.

Comentários

Nenhum Comentário