Praças de Vila Formosa estão abandonadas

Praças de Vila Formosa estão abandonadas

Praças de Vila Formosa estão abandonadas
Mesmo com a troca de prefeito regional, o problema com zeladoria na região persiste

Considerada uma das regiões mais arborizadas da cidade, segundo a Prefeitura de São Paulo, o bairro abriga mais de cem praças. No entanto, quando o assunto é zeladoria, a gestão pública deixa a desejar.

A Praça Sampaio Vidal, uma das mais conhecidas no bairro, sofre com a omissão e abandono. Há meses, o espaço de eventos está sem toldo, deixando à mostra sua estrutura metálica. O playground da praça também não recebe manutenção e alguns brinquedos não podem ser utilizados pelas crianças que frequentam o lugar. Segundo o site da Prefeitura Regional Aricanduva, a praça recebeu uma ação de zeladoria no final de outubro, porém esses problemas não foram solucionados.

A Praça Libéria também passa pela mesma situação. Há meses o espaço não recebe poda e corte de mato. No local também há um ponto viciado de descarte irregular de lixo. Os moradores do entorno relatam que é comum móveis e outros materiais inservíveis serem descartados na área.

Além dos recorrentes relatos de abandono, há espaços em situações curiosas. É o caso da Praça Carlos Soliva. Moradores da região disseram que a equipe de zeladoria da prefeitura esteve na praça fazendo a poda e a manutenção da área. No entanto, apenas uma parte da praça teve o serviço realizado. O restante do espaço permanece tomado pelo mato, impedindo as atividades no local.

Os problemas se estendem além do corte de mato das áreas verdes do bairro. Alguns espaços abrigam aparelhos de ginástica e quadras, mas estes também não recebem nenhum tipo de manutenção.

O problema persiste

O problema de zeladoria dos espaços públicos da região não é uma novidade. Em edições anteriores do Jornal de Vila Formosa as situações de descasos com o bairro já haviam sido apontadas e levadas para questionamento junto a Prefeitura Regional Aricanduva, órgão responsável pela zeladoria dos espaços públicos de Vila Formosa.

Algumas das praças mencionadas também já figuraram outras reclamações de abandono, como é o caso da Praça Sampaio Vidal e Carlos Soliva. Ambas tiveram seus problemas apontados na edição de novembro do Jornal de Vila Carrão, publicação que pertence ao mesmo grupo.

Mês passado Jurandir Junqueira Junior assumiu a liderança da regional. Porém, mesmo com a troca o problema persiste.

Assim como das demais vezes, a equipe do JVF procurou a prefeitura regional. O órgão foi questionado sobre uma data prevista para ações de zeladoria em diversas praças que receberam reclamações sobre seus estados de conservação. Até o fechamento dessa edição, a assessoria e a prefeitura regional não se posicionaram.

Reportagem: Barbara Novaes. Foto: Julio Gomes.

Comentários

Nenhum Comentário

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.