Programa Doutor Saúde recebe nova unidade de Saúde da Mulher

Programa Doutor Saúde recebe nova unidade de Saúde da Mulher

0 171
Programa Doutor Saúde ganha Carreta de Saúde da Mulher

São Mateus recebe a carreta da especialidade Vascular e Itaquera, a de oftalmologia.

A prevenção à doenças em mulheres é o foco da nova unidade móvel do programa Doutor Saúde. O programa é operado pela organização sem fins lucrativos, CIES Global – Centro de Integração de Educação e Saúde, em parceria com a Secretaria Municipal da Saúde de São Paulo.

Lançada nesta segunda-feira (9), a Carreta de Saúde da Mulher oferecerá exames preventivos às pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) encaminhadas pelas Unidades Básicas de Saúde (UBS). O atendimento será iniciado ainda no mês de outubro, em Santo Amaro, na Zona Sul da capital.

Na carreta serão oferecidos, além do exame de mamografia, mote da campanha do Outubro Rosa, exames de colposcopia, estudo urodinâmico, mamografia, ultrassonografia das mamas, ultrassonografia transvaginal e o Sure Touch (rastreamento de alterações nas mamas que opera como um autoexame eletrônico). “Aprendi que prevenir é mais fácil que curar e custa cinco vezes menos”, acrescentou o prefeito João Doria.

Para a médica diretora clínica do CIES Global, a ginecologista Mary Simono, “a unidade de atendimento vai além da detecção precoce do câncer de mama. Será feito um verdadeiro check-up da saúde da mulher. A carreta inclui, também, avaliação de risco de doença cardíaca e exames preventivos ao câncer de colo de útero. Terceira causa de morte em mulheres”.

O secretário municipal da Saúde, Wilson Pollara, lembrou ainda que “a Carreta de Saúde da Mulher contribui para que a cidade de São Paulo ultrapasse a meta estipulada pela Organização Mundial de Saúde (OMS), que prevê a realização de exames preventivos em, pelo menos, 70% das mulheres”.

Doutor Saúde

Lançado em março deste ano, o Doutor Saúde é um programa da Secretaria Municipal da Saúde. Operado pelo CIES Global, a ação oferece consultas, exames e cirurgias em unidades móveis de saúde. O objetivo é promover a prevenção de problemas de saúde por meio do acompanhamento, monitoramento e diagnóstico precoce, incluindo cirurgias, quando necessário. Ao todo são seis unidades em operação, que percorrem a cidade em sistema de rodízio.

A Carreta de Saúde da Mulher será a sétima unidade a entrar em atividade. Os serviços serão iniciados em Santo Amaro, atuando junto com a Carreta da Dermatologia. No mesmo bairro, está a Carreta da Tomografia, no Clube Joerg Bruder. Ainda na Zona Sul, está a Carreta de Saúde do Homem, na Capela do Socorro. Na Zona Leste, a população hoje é atendida nas especialidades Vascular, em São Mateus, e oftalmologia, em Itaquera.  A comunidade de Perus, na Zona Norte, atualmente recebe consultas e exames na especialidade de Coloproctologia.

As carretas ficam de dois a três meses, alterando o local, em sistema de rodízio, de acordo com a demanda.

Reportagem: Da redação. Foto: Divulgação.

Nenhum Comentário