Jovens a partir de 16 anos e desempregados poderão participar dos cursos gratuitos de Imagem Pessoal e Jardinagem.

Estão abertas as inscrições para os cursos gratuitos de Imagem Pessoal, que acontece de 18 de setembro a 17 de outubro, e o de Jardinagem, com início em 11 de setembro, oferecidos pelo Programa Profissão Cidadão. Os cursos são promovidos pela Prefeitura Regional Penha em parceria com os Centros de Interação da Economia Criativa (CIEC) da Secretaria Municipal de Trabalho e Empreendedorismo (SMTE); Secretaria Especial de Relações Governamentais e Centro Paula Souza.

As inscrições são realizadas, até o dia 6 de setembro, na Supervisão de Cultura da Regional Penha, situada na rua Candapuí, nº 492. Os primeiros inscritos terão vagas garantidas, os demais entrarão em uma lista de espera.

Como já informado pelo SP Jornal, além dessas duas modalidades, outros quatro cursos gratuitos estão sendo oferecidos pela regional, sendo eles, Auxiliar de Escritório, Desenvolvimento Local Como Ação da Responsabilidade Social Empresarial, Elaboração de Projetos Sociais Sustentáveis e Formação de Garçom.

O Programa Profissão Cidadão visa qualificar profissionalmente a população que mora nas imediações da Regional e almejam ter oportunidades de trabalho ou querem abrir seu próprio negócio. Segundo o Prefeito Regional, Jurandir Junqueira Junior, “os cursos tem a finalidade de promover a inclusão social, por meio da qualificação técnica que produza novas oportunidades de trabalho, empreendedorismo e geração de renda.” A iniciativa conta ainda com a parceria do governo do Estado, SEBRAE, iniciativa privada e terceiro setor.

Os interessados devem estar de preferência desempregados; serem alfabetizados e ter mais de 16 anos; terem baixa renda e, em especial, serem mulheres arrimo de família ou pessoas que recebem benefícios de programas sociais de transferência de renda.

Cursos

Imagem Pessoal
Data: 18/9 a 17/10
Horários: Das 8h às 12h10 ou 18h às 22h10
Local: Pátio da Coordenadoria de Obras
Endereço: Rua Candapuí, 350 – Vila Marieta
Capacidade: 40 alunos da região, sendo 20 em cada período: manhã e noite
OBs.: as vagas para a turma da tarde, também formada por 20 alunos, será oferecida à Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social (SMDAS), no Programa Trabalho Novo.
O curso é subdividido em três cursos: Assistente de Cabeleireiro; Manicure e Pedicure; e Maquiador. As aulas acontecem na Unidade Móvel de Imagem Pessoal do Programa Via Rápida, no interior de uma carreta totalmente adaptada ao aprendizado.

Objetivo:

  • Cabeleireiro: capacitar o aluno para conhecimetos de gestão e práticas do salão de cabeleileiro, conhecendo as novas técnicas e tendências do mercardo.
  • Manicure e Pedicure: capacitar o aluno para atuar como manicure e pedicure por meio do uso de técnicas específicas, para cuidados e embelezamento das unhas das mãos e dos pés, bemo como prepará-lo para gerir sua própria carreira.
  • Maquiagem – Técnicas Profissionais: Capacitar o aluno para atuar na área de maquiagem analisando os planos de embelezamento pessoal, através de técnicas levando em conta tipo e formato do rosto.

Jardinagem
Data: 11/9 às 17/10
Horário: Das 8h às 12h
Local: Viveiro Tiquatira
Endereço: Rua Heitor Diniz Campello, 104 – Vila Chácara Cruzeiro do Sul
Capacidade: 20 alunos da região, sendo 10 alunos enviados pela SMADS.
Finalidade: Aproveitar a mão de obra capacitada em praças, condomínios e residências da região, ou ainda, indicação aos fornecedores de serviços de zeladoria contratados pelas Prefeituras Regionais.
Objetivo: Capacitar o aluno (a) a lidar com a vegetação, reforma ou manutenção de pequenos jardins e vasos, com tarefas práticas de identificação de tipos de solos, poda e manuseio de ferramentas.

Reportagem: Da redação. Foto: Divulgação.