Projeto Costurando o Futuro chega ao Anália Franco

Projeto Costurando o Futuro chega ao Anália Franco

Pela primeira vez no Shopping Anália Franco, o projeto, apoiado pela Fundação Volkswagen, impulsiona a geração de trabalho das comunidades no entorno das fábricas.

Os visitantes do Shopping Anália Franco poderão conhecer de perto o projeto “Costurando o Futuro”, que estará no empreendimento de 25 de setembro a 25 de outubroApoiado pela Fundação Volkswagen, a iniciativa contribui para impulsionar o desenvolvimento social de grupos de costura e artesanato no entorno de fábricas da Volkswagen por todo o Brasil.

No Piso Lírio, será montada uma loja social, onde será possível adquirir produtos como nécessaires, bolsas, mochilas, aventais e lixeiras para carros, tudo produzido por artesãs a partir de uniformes usados por funcionários, amostras de tecidos, bancos dos carros e até mesmo cintos de segurança.

Além de impulsionar o desenvolvimento social com geração de oportunidades de trabalho, o projeto também contribui para reduzir o impacto ambiental com a diminuição dos descartes das fábricas. Nessa ação, a reutilização é aplicada na forma mais pura que existe, o que faz o ciclo de vida dos materiais se estenderem, contribuindo para a sustentabilidade do  planeta.

Uma equipe de empreendedoras, formada pelo projeto, é a responsável por toda a administração, gestão e venda dos produtos, entre outras funções. A equipe é 100% dedicada ao dia a dia da loja.  “Mexe muito com a auto estima. A gente se sente capaz de produzir. “, afirma Irene Bau, aluna do Costurando o Futuro.

“Para o Shopping Anália Franco, é uma honra poder receber esse projeto e apresentar esse trabalho para os nossos clientes. É um grande exemplo de criatividade em benefício próprio e do meio ambiente. “, afirma Fabíola Soares, gerente de marketing do empreendimento.

Resultados expressivos

Desde o início, “Costurando o Futuro” já reutilizou 76 toneladas de tecido e beneficiou 222 pessoas com formação em corte, costura e empreendedorismo. Além disso, para garantir a sustentabilidade do projeto, algumas artesãs formalizaram o empreendimento social para seguir com o trabalho de forma autônoma ou em Rede, criando seu próprio negócio, seja em grupos produtivos ou microempresas individuais (MEIs).

Os resultados do projeto em São Bernardo do Campo foram apresentados no estande da Volkswagen na Rio + 20. No período de 2012 a 2015, o projeto foi replicado em São José dos Pinhais (PR), atendendo 90 mulheres da comunidade. Entre 2016 e 2017, já atendeu mais 61 novas mulheres de dois municípios do Paraná.

Serviço:

Projeto Costurando o Futuro no Shopping Anália Franco
Data: 25 de setembro a 25 de outubro
Horário: De segunda a sábado das 10h às 22h e aos domingos e feriados das 14h às 20h
Local: Shopping Anália Franco – Piso Lírio
Endereço: Av. Regente Feijó, 1.739 – Tatuapé – São Paulo
Informações: 4003-4133 e www.shoppinganaliafranco.com.br

Reportagem: Da redação. Foto: Divulgação.

Nenhum Comentário