De 19 a 29 de maio, empreendimento contará com arena para que os clientes possam vivenciar as emoções dos paratletas.

Entre os dias 19 e 29, o projeto Experimentado Diferenças, que possui a chancela do Comitê Paralímpico Brasileiro e o patrocínio das Loterias Caixa, será realizado em parceria com o Complexo Tatuapé. A Praça de Eventos do Shopping Metrô Boulevard Tatuapé vai se transformar em um circuito de esportes para receber o projeto, que tem como objetivo permitir ao público experimentar as sensações e limitações dos esportes adaptados.

Em uma arena montada especialmente para o projeto, os monitores vão auxiliar o público a jogar futebol com os olhos vendados e uma bola sonora, praticar basquete e realizar uma corrida em cadeira de rodas, além de bocha desportiva. Haverá também games com simulação virtual dos esportes adaptados, especialmente desenvolvidos para o evento.

“O Complexo Tatuapé busca surpreender seu público com ações que proporcionem experiências diferenciadas. Por isso, apoiamos essa iniciativa, que tem uma missão autêntica de inclusão social, além de levar ao conhecimento de todos que a prática de esportes não é restritiva”, ressalta Flávia Tegão, gerente de marketing do Complexo Tatuapé, formado pelo Shopping Metrô Tatuapé e Shopping Metrô Boulevard Tatuapé.

Presenças especiais – A cada etapa, o evento contará com a participação de atletas e ex-atletas renomados para tardes de autógrafos, fotos e oficinas. Já participaram Arthur Zanetti, Fernando Fernandes, Robson Caetano, Flávio Canto, Raí e Laís Souza. E também, claro, estrelas do paradesporto nacional, como Daniel Dias, Dirceu Pinto, Terezinha Guilhermina, Ricardinho Alves, Jefinho Gonçalves, Verônica Almeida, Carlos Farrenberg, Jovane Guissone, Márcia Menezes e tantos outros.

Para os atletas, o contato com um público cada vez mais abrangente é bastante gratificante e motivador. Quem confirma isso é Ricardinho Alves, da Seleção Brasileira de Futebol de 5, o melhor jogador de futebol de cegos do mundo, eleito duas vezes e atual detentor do título: “É um trabalho de divulgação, que mexe com as pessoas. Elas saem com outra perspectiva do atleta de paradesportos.”

Fernando Fernandes, tetracampeão de paracanoagem, é outro grande parceiro do projeto. “Eu, que conheci esse projeto de maneira inusitada, fiquei encantado. Fico feliz que o público possa acompanhar nossa felicidade por meio desse grande projeto, que já rodou o País inteiro e que, com certeza, vai continuar fazendo esse trabalho especial. O esporte tem esse papel de quebrar paradigmas, quebrar preconceitos e vencer barreiras, e o Experimentando Diferenças é fundamental para isso. Participar é um prazer”, relata Fernandes.

A jovem Laís Souza, atleta olímpica que sofreu um acidente ao praticar esportes na neve, se declara fã do projeto e afirma que sempre aprende muito durante as visitas. “Acho o projeto esplêndido. É uma forma atenciosa e carinhosa de levar informação para as pessoas, para os leigos. Aprendo bastante aqui e vejo como uma porta muito grande, porque os jogos estão chegando e é importante abrir a cabeça, entender. Sempre fico feliz em participar”, afirma a garota, sempre muito atenciosa e carinhosa com o público.

O prêmio – O projeto Experimentando Diferenças acaba de ser escolhido, entre 350 inscritos do Brasil inteiro, vencedor do Programa Caixa Melhores Práticas em Gestão Local, cujo objetivo é reconhecer e valorizar experiências bem-sucedidas e que melhoram a qualidade de vida das pessoas. Iniciada em 1999, a premiação é inspirada no programa da ONU As Melhores Práticas e Lideranças Locais. Com essa vitória, o Experimentando Diferenças, além de receber o troféu, vem sendo divulgado e inscrito em premiações internacionais que têm relação com o tema, com destaque para o concurso que será realizado em Dubai, organizado pelo Programa das Nações Unidas para os Assentamentos Humanos (ONU-Habitat).

Serviço
Projeto Experimentando Diferenças
Data: de 19 a 29 de maio de 2016.
Local: Shopping Metrô Boulevard Tatuapé – Praça de Eventos (Piso Térreo).
Endereço: Rua Gonçalves Crespo, esquina com Rua Tuiuti (integrado à Estação Tatuapé do metrô).
Tel.: (11) 2225-7000.
Horário de funcionamento: de segunda a sábado, das 13h às 22h; domingos e feriados, das 14h às 20h.
Evento gratuito.
Reportagem: Da redação. Foto: Divulgação.