Projeto leva ópera de Mozart para escolas públicas de São Paulo

Projeto leva ópera de Mozart para escolas públicas de São Paulo

Projeto leva ópera de Mozart para escolas públicas de São Paulo
Com apresentações gratuitas até 1 de setembro, projeto “Ópera na Escola” chega a sua sétima edição

Disseminar a música clássica para comunidades que não têm acesso a esse gênero musical é a proposta do Projeto Ópera na Escola, que estreou no dia 4 de agosto, na capital, na EMEF Coronel Ary Gomes.

O projeto traz em sua sétima edição a ópera Bastião e Bastiana, adaptação da famosa obra de Wolfgang Amadeus Mozart. O espetáculo conta a história da pastora Bastiana, que chora a perda de Bastião. O jovem nega seu amor em nome de uma rica dama do castelo.

“Quem nunca se perguntou se é verdade que dinheiro não compra felicidade? Dividido entre o amor da sua pastora Bastiana e os tesouros da bela dama, Bastião nos convida a pensar: qual o valor que o amor tem em nossas vidas? Qual a importância que damos a fidelidade dentro de uma relação? Através de uma mistura de delicadeza e humor, de inocência e ironia, ‘Bastião e Bastiana’ nos faz rir de suas personagens e, através dessa risada, refletir sobre nós mesmos”, explica Mauricio Veloso, diretor cênico do espetáculo e responsável pela tradução e adaptação da obra.

No elenco, a atriz e cantora Raíssa Amaral assume o papel de Bastiana. Já o cantor e ator Ramon Mundin, o de Bastião, e o cantor solista Márcio Marangon, o do personagem Colas. A direção geral é assinada por Livia Sabag e Florent Reard, e a direção musical, por Fábio Bezuti.

Incentivo à cultura

O projeto Ópera na Escola acontece em escolas públicas abertas aos finais de semana para eventos culturais. Paralelamente ao espetáculo, o Projeto fornece material pedagógico às escolas e desenvolve atividades didáticas vinculadas à obra. A ação torna possível o primeiro contato de muitos jovens e seus familiares com o gênero musical.

Ao todo, 12 escolas receberão as apresentações, que têm entrada gratuita. A temporada tem estreia na cidade de São Paulo. Durante o mês de agosto e setembro circula por Araçariguama, São José dos Campos e Pindamonhangaba.

O projeto Ópera na Escola é realizado pela Tulipa Produções Artísticas e conta com o patrocínio da Gerdau, por meio do Instituto Gerdau, e Viação Cometa, firmado através da Lei Estadual de Incentivo à Cultura – ProAC.

Reportagem: Da redação. Foto: Divulgação.

Comentários