Rotary realiza ações sociais na Vila Carrão

Rotary realiza ações sociais na Vila Carrão

Presidente do clube fala sobre causas defendidas e intercâmbios de jovens.

Com o objetivo de melhorar a comunidade local, o Rotary Club Vila Carrão atua desde 1991 na região, realizando e apoiando ações que se dedicam a causas sociais.

Solaine Meneguello Bim ingressou no Rotary em 12 de dezembro de 2012, ocupando os cargos de imagem pública e secretaria. Desde 1991, é advogada e pós-graduada em Direito Civil, Direito e Gestão dos Serviços Sociais e Direito do Trabalho.

Atualmente, atua como advogada do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI) e Serviço Social da Indústria (SESI), na área de controle legal. Além de ser a presidente da atual gestão do Rotary Club de São Paulo Vila Carrão.

Solaine falou ao SP Jornal sobre as pautas defendidas pela instituição e os projetos sociais que abrangem a região:

Quais as atribuições da presidente do Rotary Club?
Todos os companheiros tem atribuições específicas, mas a principal dela é o de servir. A atribuição do presidente de um clube é liderar, motivar e manter um ambiente onde os associados se sintam valorizados, inspirados e engajados.

Uma das lutas do Rotary Club é contra o analfabetismo. Quais os programas que a instituição oferece na região de Vila Carrão em combate ao problema?
Nessa gestão a área de enfoque é “adote uma escola” onde todos os Rotary’s do Distrito, verificarão as necessidades das escolas próximas aos clubes e desenvolverão projetos para sanar os problemas existentes, além de manter os projetos anualmente realizados como o Projeto Rumo que visa a orientação do jovem no tocante à sua profissão e o Projeto Ryla que visa a capacitação profissional dos jovens.

Recentemente, o Rotary Club Vila Carrão apoiou a corrida beneficente MOBILIZE-SE, em prol da Associação Benção de Paz. Qual a importância para o club em apoiar ações desse tipo?
No dia 19 de fevereiro, realizamos a 1ª corrida Beneficente MOBILIZE-SE, foram 6.000 inscrições, que auxiliaram a entidade na continuidade dos serviços prestados às crianças carentes. Essa ação é muito importante para o Rotary pois visa o bem estar e segurança das crianças. Aproveitando, no dia 25 de fevereiro realizaremos a segunda edição do evento.

Além das ações citadas, quais outros projetos são executados pelo club no bairro de Vila Carrão?
Projeto Sorriso” Orientação de odontologistas, plantio de árvores, verificamos as necessidades da comunidade para desenvolvimento de projetos, no Mc Dia Feliz vendemos tickets do lanche Big Mac, onde a verba é destinada ao GRAAC, entre outros. Lembrando que no dia 24 de setembro teremos nossa Festa Portuguesa, a ser realizada na Escola Santa Marina.

Como interessados podem contribuir com o Rotary Club Vila Carrão?
Os interessados, tanto pessoas físicas como jurídicas poderão contribuir para Fundação Rotária. O programa de contribuições para pessoas jurídicas é estabelecido por meio de um compromisso contratual, firmado entre a Empresa/Pessoa Jurídica e um Rotary Club ou Distrito Rotário, que realizará uma contribuição mensal mínima de R$300,00 até completar um valor equivalente a mil dólares rotários. Essas contribuições são todas destinadas aos projetos humanitários da Fundação Rotária no Brasil, com o oferecimento de divulgação da marca ou mensagens publicitárias da empresa.

O Rotary é conhecido por promover programas de intercâmbios de jovens. Como pais e adolescentes podem obter informação para participar do projeto?
O intercâmbio do jovem brasileiro consiste em mediante contrapartida de jovem estrangeiro. O programa é destinado a adolescentes de 14 a 17 anos e prevê a convivência de 1 ano entre o jovem e as famílias que o hospedarão. O intercambista frequentará uma escola de Ensino Médio e irá participar das atividades e reuniões de seu Clube Hospedeiro, suas principais fontes de novos amigos e oportunidade de ser convidado para eventos e viagens. Como o intercambiado será um embaixador do Brasil no exterior, é necessário que o mesmo participe do nosso Interact – Projeto do Rotary destinado à adolescente entre 12 a 18 anos.

Com qual frequência os rotarianos se reúnem e como interessados podem participar?
Nossas reuniões acontecem todas as terças-feiras, às 20h30, na Rua Lutécia, nº 661.

Reportagem: Barbara Novaes. Foto: Julio Gomes.

Nenhum Comentário