Nutricionista dá dicas infalíveis para manter a saúde e o bem estar depois do feriadão

O Carnaval acabou! E você, exagerou no consumo de alimentos e bebidas alcoólicas? Calma, nem tudo está perdido.

Para desintoxicar o organismo, a nutricionista do Hospital Dom Alvarenga, Evelyn Teixeira, dá dicas importantes para retomar a rotina após os dias de folia.

1 – Beba água:

Hidratação é tudo! A água é um excelente aliado na desintoxicação do corpo. Além de hidratar, a água literalmente lava o corpo de dentro para fora, ajudando a eliminar toxinas, dilui poluentes, melhora a função dos rins e ajuda na digestão.

2 – Dê atenção às frutas:

Após o Carnaval, dê atenção especial às frutas, sobretudo aquelas com alto teor de água e baixa caloria, como melancia, abacaxi, melão, morango, etc. Elas são ricas em vitaminas e minerais e ajudam a repor o que foi perdido durante as festas.

3 – Evite carnes vermelhas e gordurosas:

Nesse período após o Carnaval, evite esses alimentos, uma vez que são mais difíceis de serem digeridos. Dê preferência às carnes brancas como peru, peixe, frango e crustáceos. Prefira prepará-los grelhados, assados ou cozidos, ao invés de fritos. Evite também alimentos embutidos (como salsicha, mortadela) e em conserva – que são ricos em sódio e aumentam a retenção de líquidos.

4 – Coma grãos:

Eles são poderosos aliados na limpeza do organismo, melhoram a digestão e ajudam eliminar toxinas. Dê preferência aos grãos integrais como trigo, cevada, aveia, centeio, alpiste, semente de girassol, linhaça, etc.

5 – Evite o consumo de bebidas alcoólicas:

O álcool causa desidratação do corpo, além de atrapalhar as funções do fígado e do rim. Por alguns dias, evite o consumo do álcool para que seu corpo se recupere.

Reportagem: Da redação. Foto: Divulgação.