Hoje estava na cozinha admirando minha fruteira, lá jaziam algumas bananas com um grande potencial para render um ótimo bolo ou até mesmo um daqueles doces preguiçosos, de horas de cozimento. Suspirei profundamente e lamentei minha demora. Como essas bananas amadureceram tão mais rápido do que minhas idas a academia?

Comecei a fermentar em minha cabeça o real motivo de eu deixar ali bananas tão saborosas virarem o pouso liberto de moscas e o desperdício de uma bela chance de nesse exato momento ter um bolinho para acompanhar essa xícara de café em minhas mãos. Acho que foi consequência da idade.

Estou beirando os 30 anos e não imaginei que seria tão difícil aceitar dar assim, sem mais nem menos, meus 20 e poucos anos. Era tão bom quando me perguntavam a idade: tenho 21, tenho 25… tenho 28, droga, tenho quase 30! As bananas falavam mais e me diziam que eu deixei de ser aquela jovem desesperada para que as coisas acontecessem, tanto deixei que agora, as tais bananas estavam ali, fadadas ao fim mais terrível de uma fruta: ser atacada por drosófilas.  Perdoem por minha crise de vida tomar conta dos assuntos de dentro da nossa cozinha, misturando alhos com bugalhos. Agora eu só consigo é olhar irresoluta para minha fruteira e imaginar incrédula como fui capaz de deixar isso acontecer. Elas estavam ali, ontem, tão amarelinhas e hoje, beirando a podridão total.

Desisto de olhar as bananas e pensar nos porquês, abro a geladeira, pego as maçãs jogadas no fundo da gaveta, jogo um pouco de farinha, açúcar e manteiga por cima e está tudo resolvido.

Então para você, que um dia entrar na crise das bananas, não se desespere! Guarde essa receita de Crumble para os momentos de emergência. Ela pode ser feita com qualquer fruta, mas fica perfeita com bananas!

Para fazer uma crumble rápida e deliciosa corte 200g de manteiga sem sal e fria em cubos e junte 200g de açúcar e 225g de farinha. Misture tudo com um garfo até formar uma farofa bem quebradiça. Em um refratário coloque 1kg da fruta desejada  e despeje a mistura por cima. Leve ao forno a 200 °C até que o Crumble adquira uma coloração dourada. Retire do forno, polvilhe açúcar de confeiteiro e coma quente, bem apressado, com boas e fartas colheradas!

Joyce Galvão,  é chef de cozinha e Engenheira de alimentos.  Professora, pesquisadora de gastronomia, palestrante e colunista do portal SP Jornal.