Em meados do ano 2000, com a entrada da internet na vida dos brasileiros, era comum ver que muitas empresas ainda não possuíam um site institucional com informações básicas.

Na época era possível afirmar que mais de 90% das marcas de produtos e serviços não tinham endereço fixo de internet, além do e-mail.

Com o passar de uma década este número se inverteu e, em meados de 2010, aproximadamente 90% das empresas já tinham seus sites – mesmo que básicos – hospedados em algum endereço do universo digital.

Os sites sempre foram o principal meio digital de comunicação das empresas com atuais e futuros consumidores.

Porém, o mundo muda constantemente, assim como as necessidades dos novos consumidores. Não seria diferente com o ambiente virtual.

Com a facilidade na aquisição de celulares as pessoas começaram a desfrutar do acesso à internet em alta demanda de dados.

Os dispositivos também evoluíram. Chegaram às lojas os modelos de 3 e 4G. Tudo isso ao mesmo tempo em que os tablets também passaram a fazer parte da realidade da vida das pessoas. Surgiram novos aplicativos e suportes com desempenho e memórias mais potentes.

Como os celulares e tablets são mais compactos, os sites antigos acessados – desenvolvidos na primeira década dos anos 2000 – ficavam pequenos em suas telas e mais difíceis de receber a navegação das pessoas.

Surgiu, neste momento, o design responsivo de sites e portais, onde os modelos se adaptam à plataforma em que o usuário estiver utilizando.

Hoje em dia o Google, principal fonte de pesquisa da maioria dos internautas, mostra com palavras quando um site é responsivo. Uma espécie de dedo-duro!

Assim que um item é pesquisado, antes do link oficial, aparece a frase “para móbile”.

O termo nada mais é do que uma orientação ao internauta que ele pode acessar o site pelo celular ou tablet sem problemas de adaptação do layout.

Atualmente 90% dos sites de micros e pequenas empresas não têm o design responsivo.

Além de mais moderno, um site responsivo não afugenta um usuário, uma vez que todo o design se adapta em qualquer dispositivo.

Isso sem falar na convergência de mídias. Geralmente estes novos sites permitem integração com as redes sociais, o que o torna praticamente um centro de informações digitais.

Uma modernização como esta permite às empresas melhor visibilidade com acessos via computador desktop, tablet e, principalmente, celulares.

Antonio Gelfusa Junior é publicitário e diretor da Agência Pérgola Propaganda.