De acordo com dados da Tábua de Mortalidade, apuradas pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), e publicados no Diário Oficial da União (DOU) em novembro de 2022, a expectativa do brasileiro ao nascer em 2021 era de 77 anos. Esse número apresenta um acréscimo de cerca de 2 meses quando comparado à expectativa para o ano de 2020. 

Outros dados apresentados por um levantamento do IBGE mostram que em 2021 pessoas com 60 anos ou mais eram 14,7% da população residente no Brasil, o que representa 31,23 milhões de pessoas. Uma outra projeção do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) mostra que, até 2100, a porcentagem de idosos no país subirá para 40,3% da população. 

Algumas regiões do mundo são campeãs no número de pessoas com as idades mais longevas, vivendo com excelente qualidade de vida: são as chamadas Blue Zones. O jornalista Dan Buettner, ativista da longevidade saudável e investigador das blue zones da longevidade, identificou e descreveu em um de seus livros, junto a sua equipe da National Geographic, as regiões do mundo onde as pessoas vivem mais.

São elas a cidade de Loma Linda, na Califórnia (EUA), a ilha de Icária, na Grécia, Okinawa, no Japão;  vilarejo de Nùoro, na Sardenha, na Itália; e a península de Nicoya, na Costa Rica. Essas áreas do mundo abrigam a maior população centenária e com hábitos que auxiliam na longevidade

Considerando esse cenário, um ponto deve ser levado em consideração: uma boa qualidade de vida e um envelhecimento saudável são essenciais para que as pessoas vivam mais e, o mais importante, vivam melhor. E para isso, hábitos do dia a dia fazem a diferença tanto para a saúde física como para a mental. 

Especialistas na área, os cofundadores do projeto Longidade, um canal que será lançado em breve com informações voltadas ao público 60+ e profissionais da saúde, listam 8 práticas que podem ser iniciadas agora para que se tornem hábitos melhorando cada vez mais a saúde e o bem-estar: 

  1. Praticar atividade física 
  2. Cultivar momento de contato com a natureza
  3. Manter uma alimentação saudável e equilibrada com alto consumo diário de água (cerca de 2L)
  4. Falar sobre seus sentimentos com pessoas de confiança 
  5. Permitir aproveitar momentos de descanso e lazer
  6. Dormir no mínimo 7,5 horas por noite
  7. Tenha um ou mais propósitos com projetos futuros
  8. Cultivar relações de afeto significativa 

Reportagem: Da redação. Foto: Divulgação.

Se você quer conferir outros conteúdos como este aproveite e acesse a home de nosso site.