Mentir em horário eleitoral é uma atitude honesta?

“Não tem uma alma viva neste país mais honesta que eu”. Foi assim que o ex-presidente Lula discursou dia desses sobre sua conduta.

O discurso chegou às principais rodas de conversa do país. Sejam elas on ou offline.

As palavras polêmicas foram ditas em evento recente em seu Instituto. Mesmo depondo nas operações como a Lava-jato, ele deixa claro o fato de não ser investigado.

Por conta do momento político delicado, Lula deveria ter mais preocupação com as colocações que faz.

Isso porque a onda de investigações em torno dos graúdos políticos ligados a equipe de alta gestão do governo Dilma e do PT tem sido cada dia mais intensa. São inúmeros os casos!

Sem falar também que o político sempre foi alvo de investigações quando presidente. Seja por escândalos como o do mensalão, seja por supostos favorecimentos.

É importante lembrar que há meses Lula disse que o PT estava fazendo tudo ao contrário daquilo que havia prometido no horário eleitoral em 2014.

Essa sim foi uma grande verdade dita por ele. Foi elogiado inclusive por reconhecer.

Por outro lado Lula, Dilma e o PT não tiveram receio algum de dizer, em rede nacional – nos horários eleitorais de campanha e debates –, que a gasolina, o dólar, os alimentos e os impostos não subiriam.

Disseram também que os programas como Bolsa Família, Pronatec e Minha Casa Minha Vida não sofreriam cortes. Também afirmaram que a CPMF não voltaria a fazer parte da realidade do Brasil.

Dilma foi reeleita em outubro de 2014. Em janeiro de 2015 já foi possível sentir os fortes impactos da crise que não era uma “marolinha”.

O famoso estelionato eleitoral, muito conhecido no Brasil por ser praticado por 99% da classe política em épocas de campanha, ocorreu como nunca antes visto na história deste país.

E, neste caso, com a ativa participação do ex-presidente Lula nos programas gravados e em comícios.

A questão é a seguinte: mentir em rede nacional trata-se de uma atitude honesta?

O ex-presidente pode dizer que no Brasil não há pessoas mais honestas do que ele. Cada um comenta o que bem entender. Vivemos em um país com liberdade de expressão afinal.

Agora acreditar no que ele diz já é outra coisa.

Ricardo Boechat, jornalista da TV Bandeirantes, disse: “A quantidade de evidências de corrupção ao redor do ex-presidente é muito grande”.

Em cirúrgica finalização, Boechat concluiu: “O ex-presidente pode ser a alma mais honesta do país, nada contra, mas será a alma mais ignorante, porque nunca viu nada e nunca soube de nada”.

Eis aí um comentário honesto, que ao invés de enganar, tenta informar os 200 milhões de brasileiros!

Antonio Gelfusa Junior é editor responsável do SP Grupo de Jornais.

Qual o principal problema no Estado de São Paulo, atualmente?

Ver resultados

Carregando ... Carregando ...

Siga-nos

Veja também: