A relação dos alimentos e o humor é direta pelo fato deles aumentarem a produção de neurotransmissores responsáveis em fazer a comunicação entre as células nervosas e promover estas sensações, sendo o principal a serotonina.
– ALFACE: O talo da alface é rico em lactucina, substância que funciona como calmante.
– ABACATE: Rico em beta sitosterol, que regula o cortisol (hormônio do stresse), magnésio, fibra, melhorando o funcionamento intestinal.
– AVEIA: contém altas doses de triptofano, aminoácido, atua no auxilio ao organismo a liberar a serotonina proporcionando sensações de felicidade e bem-estar. O aumento dos níveis cerebrais de serotonina com suplementos de triptofano alivia os sintomas de depressão e insônia.
– LARANJA: Fonte de vitamina C e cálcio que são eficientes no combate ao estresse e no relaxamento muscular.-
– LENTILHA: A lentilha é rica em magnésio, um nutriente que melhora o sono e rica também em Ferro, que acaba tranqüilizando quando entre em nosso metabolismo.
– GRÃO-DE-BICO: Rico em triptofano ajuda na produção de serotonina e magnésio que também promove relaxamento, diminui ansiedade e estresse.
– CASTANHA DO PARÁ: A castanha do pará contém selênio, uma antioxidante que ajuda a diminuir o stress.
– BANANA: Cheia de vitamina B6, triptofano e magnésio, e, graças aos carboidratos, potássio, magnésio e biotina, ajuda a diminuir a ansiedade e aumentar o bom humor, pois estimula o organismo a fabricar serotonina.
– SALMÃO: Rico em ômega 3, um dos ácido graxo essencial poliinsaturado, os quais são responsáveis por cerca de 35% do cérebro, fundamental pelo estado de humor.
– CHOCOLATE: fonte de triptofano (precursor da serotonina), além de teobromina (tem efeito estimulante) e magnésio (melhora o mau humor) e ajuda no relaxamento.
É muito importante ter freqüência no consumo destes alimentos para que os nutrientes possam ter estas propriedades.
Dra. Roseli Rossi, pós graduada em planejamento, organização e administração de serviços de alimentação , é nutricionista e colunista do portal SP Jornal.