Colégio FECAP conta com o software de detecção de similaridades e plágio PlagScan, que compara os textos produzidos pelos alunos com documentos na internet, mas o trabalho de produção autoral do Colégio vai além disso. Reproduzir conteúdos alheios de forma indevida pode caracterizar uma violação ao direito autoral e há implicações éticas e legais.

O projeto foi proposto após as professoras da área de Leitura e Produção de Texto observarem um aumento no número de trabalhos plagiados durante a pandemia. “Nossa intenção não foi punir, mas sim propor uma reflexão entre os alunos para que eles entendessem não só as consequências do plágio, mas principalmente que os trabalhos autorais fazem dos estudantes escritores e produtores de conhecimento”, avalia a professora Janaína Barros, organizadora do e-book. O projeto contou com apoio do diretor do Colégio FECAP, professor Marcelo Krokoscz, referência nas pesquisas sobre plágio. Seu livro Autoria e plágio: Um Guia para Estudantes, Professores, Pesquisadores e Editores serviu de fonte de consulta para os estudantes.

A produção da pesquisa que culminou no e-book foi iniciada em agosto deste ano, quando a professora incluiu no plano de aulas uma sequência didática sobre plágio e as formas de atribuir fonte a uma informação no texto. ”Ao longo do trabalho, identificamos que muitos desconheciam a maneira correta de fazer uma citação ou mesmo que existem vários tipos de plágio. Ou seja, a cópia acontecia não por má intenção do estudante, mas por desconhecimento. Agora eles sabem que, sem atribuir fonte, não há validade no argumento”, constata a professora Janaína.

O desconhecimento sobre plágio e formas adequadas de referenciar não ocorre apenas na Educação Básica. Pesquisa realizada em 2018 pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) com estudantes da graduação e da pós-graduação apontou que 87% dos entrevistados não sabiam ao certo o que era uma citação ou uma cópia em um conteúdo acadêmico. O dado demonstra não só a importância de projetos como o realizado pelo Colégio FECAP, mas também que existe uma lacuna em relação à promoção de boas práticas acadêmicas nas universidades.

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Reportagem: Da redação. Foto: Divulgação.