Ao som das vuvuzelas, não só a África, mas o Brasil, novamente, se contagia com a Copa do Mundo, encerra expedientes mais cedo, libera funcionários para assistir aos jogos e o trânsito paulistano fica ainda caótico.
Toda Copa do Mundo é assim. Com ou seu Dunga na seleção. Com ou sem Neymar e Ganso na escalação. Muitos afirmam que o Brasil para de produzir quando ocorre o maior torneio esportivo do planeta. Mas na verdade é o contrário. O comércio aquece, as pessoas se divertem mais, consomem mais e, principalmente, ficam mais alegres e felizes.
Existe uma empresa chamada Google, que você navegante de internet deve conhecer bem, que utiliza em seu ambiente empresarial uma ambientação mais do que criativa. No Google, escorregadores ligam setores a salas, mesas de bilhar são os lugares onde negócios são fechados e, por incrível que pareça, ir vestido casual, ou seja, no seu estilo, é a ordem! Se vestir formal com terno e gravata acontece apenas algumas vezes por ordem da empresa, como uma forma de ironizar a vida empresarial formal que existe por aí. Lá você pode levar seu animal de estimação para o trabalho, pode dormir em alguns horários do expediente e almoçar deitado em algumas destas redes tipo praianas.
O engraçado é que, mesmo com esse ambiente super descontraído, o Google é a empresa que mais cresce no mundo. É um dos lugares mais almejados para se trabalhar e fruto de desejo dos mais jovens ou experientes profissionais.
Recentemente, uma empresa brasileira sugeriu aos seus funcionários que eles dormissem meia hora após o almoço. No caso, a empresa teria 30 minutos a menos de produção de seus colaboradores. O resultado foi que, no final do mês, notou-se que os funcionários aumentaram a produção cerca de 30%. A estratégia da empresa foi baseada em uma pesquisa norte americana.
O exemplo retrata a importância do funcionário e colaborador estar motivado, feliz, adaptado e tranqüilo para cada vez mais e melhor resolver os problemas em seu trabalho. Por isso meus caros comerciantes, em horário de jogo de futebol, por mais que não goste do esporte ou deste clima enlouquecedor que se dissipa igual ao um vírus de gripe, motive seus funcionários a assistirem ou mesmo aproveitarem momentos extras para diversão e bate-papo.
Sua produção irá aumentar e com funcionários e colaboradores mais felizes o resultado de seu trabalho e da marca do seu comércio será sempre melhor. Então que venham os gols!
Antonio Gelfusa Junior é diretor de marketing do SP Grupo de Jornais (SP Jornal, Jornal de Vila Carrão, Jornal do Tatuapé e Jornal de Vila Formosa).