Estratégia Saúde da Família- ESF é uma parceria entre Prefeitura e a Casa Saúde Santa Marcelina.

A Estratégia Saúde da Família (ESF), modelo assistencial de atenção básica à saúde, celebra o 16º aniversário e a Organização Social Casa de Saúde Santa Marcelina, o quinto ano de parceria com a Prefeitura na região de Cidade Tiradentes e Guaianases. Em cerimônia realizada na sexta-feira, dia 1º, em Itaquera, o prefeito Gilberto Kassab enfatizou que o trabalho conjunto resultou na melhoria do atendimento.

“Este é o 16º aniversário de um excelente trabalho prestado aqui pela instituição Santa Marcelina para as famílias, possibilitando levar assistência a milhões de pessoas”, disse Kassab. “É também a oportunidade de festejar cinco anos de trabalho em conjunto no novo modelo de gestão, em que o Santa Marcelina assumiu a responsabilidade de uma microrregião”, destacou.

A Estratégia Saúde da Família (ESF) se fundamenta no trabalho de equipes multiprofissionais e desenvolve ações de saúde num território definido, com foco na família, considerando o indivíduo no seu contexto social, econômico e ambiental. Suas diretrizes são estabelecidas pelo Ministério da Saúde. Já a parceria entre a Prefeitura de São Paulo e a Casa de Saúde Santa Marcelina, realizada em 2007, permitiu que a Organização Social fosse responsável pelos equipamentos de saúde das regiões de Cidade Tiradentes e de Guaianases.

O secretário Municipal da Saúde, Januario Montone, lembrou que essa parceria foi a primeira do gênero no País. “Essa experiência, de quase todas as unidades de saúde de uma mesma região, sejam elas unidades básicas, atendimento médico ambulatorial, Centros de Apoio Psicossocial, prontos-socorros e o próprio hospital, em um único contrato de uma microrregião diferenciada gerido pela Secretaria, mas gerenciado no dia a dia pelo parceiro, é uma experiência única no Brasil”, enfatizou o secretário.

A Atenção Primária à Saúde (APS) Santa Marcelina administra, em parceria com a Secretaria Municipal da Saúde, 260 equipes da Estratégia Saúde da Família em 58 Unidades de Saúde da Família (USF), na região leste de São Paulo.

Abrangência

As ações das equipes da Estratégia Saúde da Família na cidade de São Paulo abrangem 44,7% da população. Atualmente, são 1.266 equipes de ESF em São Paulo – em 2004, esse número era de 722. Para se ter uma ideia, esse é o maior contingente municipal do programa no País. Seus custos são pagos com recursos do Município e da União. Em 2011, as equipes de ESF foram responsáveis por 3,5 milhões de consultas na cidade.

A distribuição da ESF no Município leva em consideração a situação de alta vulnerabilidade local da população. Elas estão distribuídas por todos os distritos de São Paulo. Entretanto, em regiões como a zona sul, onde existe uma concentração maior de favelas, o trabalho é intensificado com um maior número de equipes. Os atendimentos são realizados casa a casa. Verificada a necessidade, as equipes encaminham os pacientes para continuidade do tratamento médico. Além disso, as equipes observam as condições de vida das pessoas, como ambientes úmidos, que contribuam para tuberculose, criadouro de mosquitos da dengue, entre outros.

Reportagem:
Da redação. Foto: Fábio Arantes/Secom.