Jogadores de futebol e mesa-tenista apoiam ação no HCor.

No dia 25 de novembro é celebrado o Dia Nacional do Doador de Sangue e, para conscientizar a população e aumentar o número de doações voluntárias, o HCor– Hospital do Coração promoveu uma ação no Banco de Sangue da Instituição denonimada “Seja amigo da vida. Doe sangue”.

O HCor recebe aproximadamente 25 doações por dia e, no dia da campanha do ano passado o hospital recebeu 82 doadores. Para esse ano, a Instituição espera duplicar e aumentar o estoque do Banco de Sangue. A ação contou com a presença dos atacantes Luis Fabiano e Lucas, do São Paulo Futebol Clube e do mesa-tenista e campeão Pan Americano Hugo Hoyama. Nesse dia, o Banco de Sangue HCor se preparou para receber os colaboradores da Instituição, familiares, pacientes e a população em geral interessada em contribuir com a campanha e doar sangue. Mais sobre doação Doadores de sangue são pessoas especiais, movidas pelo desejo de ajudar pessoas que muitas vezes não conhecem. Ao dedicar parte do seu tempo (a doação dura cerca de 30 minutos) você pode ajudar até três pacientes. Os homens pode doar seu sangue até 4 vezes ao ano, com um intervalo de 60 dias entre cada doação, e as mulheres 3 vezes, com intervalo de 90 dias.

O sangue é um elemento indispensável à vida. Sem o nosso sangue, seríamos incapazes de oxigenar e nutrir nosso corpo, e morreríamos. Não há nada que substitua esse nosso tecido líquido. O sangue das pessoas saudáveis é constantemente renovado, conforme a necessidade do organismo. A perda de sangue que ocorre na doação é reposta em pouco tempo. São tantas pessoas que precisam de sangue, que não raro algumas delas são nossas conhecidas, amigas ou parentes. Mas o banco de sangue também existe para ajudar aquelas pessoas anônimas, que não têm ninguém à sua volta que possa ajudar, ou simplesmente quando não há tempo de convocar familiares para doar sangue, o que é comum em acidentes graves, como os automobilísticos, quando a perda é muito grande. Existem inúmeras situações que demandam sangue.

Todas as pessoas que estão passando por tratamentos como quimioterapia, cirurgias e transplantes precisam de sangue, além de acidentados e portadores de algumas doenças do sangue. Os doadores podem não saber o destino de seu sangue na hora da doação, na maioria das vezes, mas de uma coisa têm certeza: o que fazem é indispensável à vida. Confira alguns pré-requisitos para a doação de sangue: -estar em boas condições de saúde e descanso; ter entre 18 e 65 anos; pesar no mínimo 50kg; estar alimentado, evitando ingerir alimentos gordurosos; apresentar documento oficial de identidade com foto.

SP Grupo de Jornais

O SP Grupo de Jornais tem incentivado ações sociais através de mutirões de saúde na região com a colaboração de José de Rosa Filho e José Garcia Telles Junior. Nestes últimos 22 anos, Garcia e sua equipe conseguiram mais de 1641 diferentes doadores para Hospitais e Hemocentros. “A Zona Leste da cidade pode ser a região com maior número de doadores per capita do Brasil, basta querer e atuar”, finaliza Garcia.

Reportagem: Assessoria de Imprensa. Foto: Divulgação