Nem mesmo a temperatura alta serviu para diminuir a euforia dos foliões, que sambaram ao som dos enredos da Unidos do São Lucas, tradicional escola de samba da região. Durante todo o fim de semana foram realizadas ações de cidadania e atrações culturais e esportivas.

A avenida São Lucas, próximo da praça 21 de Março, ficou pequena para o público que veio conferir de perto na noite do domingo (30/1) as atrações musicais que encerraram os festejos de aniversário do bairro do Parque São Lucas. Nem mesmo a temperatura alta serviu para diminuir a euforia dos foliões, que sambaram ao som dos enredos defendidos em outros anos pela Unidos do São Lucas, tradicional escola do bairro que fechou os festejos com a presença de sua bateria, passistas e membros da escola.

Pela manhã, ocorreram eventos esportivos em clubes da região, como o Três Alianças e o CDC São Lucas. A partir das 11h houve o show de aniversário, comandado por diversos artistas como Zé Lau e JB Júnior, da Rádio ABC de Santo André e Rádio Terra FM, e Roberto Pequeno e seus Blue Stars, além de uma performance do cantor Moreira como o rei Roberto Carlos.

A partir das 13h, a Transcontinental comandou a festa,  trazendo os grupos de pagode É D , Nuwance, Art Popular, Katinguelê e Nem te Conto.

No sábado, 29, a Clínica Dom Bosco promoveu na praça 21 de Março uma ação cidadania, com testes de glicemia e medição de pressão arterial, realizando 150 atendimentos.  

Na semana anterior, 23, ocorreu a missa especial de aniversário na São Felipe Néri, igreja que é um dos marcos do distrito e do bairro de mesmo nome, com a presença de moradores que vieram ouvir o padre Norival, que proferiu a celebração.   

O subprefeito esteve presente em todos os dias dos festejos e ficou satisfeito com o resultado: “A subprefeitura dá total apoio a essas manifestações da comunidade, porque entendemos que festejar é uma forma de aproximação entre as pessoas e um resgate da auto-estima. Dessa forma, as pessoas passam a cuidar melhor do seu pedacinho e a Cidade vai melhorando cada vez mais”.

Quem mora no bairro percebeu uma nítida evolução no comércio e na estrutura da região nos últimos anos: “Moro aqui há 40 anos, antigamente aqui era só mato. Hoje temos um comércio forte e boas vias de acesso. Não troco o São Lucas hoje por nenhum lugar do mundo”, diz José Abílio, de 64 anos.

Um pouco de história

Francisco Fett, pioneiro que desbravou a área onde hoje é o Parque São Lucas, deixou a Alemanha e veio para o Brasil em 1893, quando comprou uma gleba de terras, chamada na época de Parque Santa Maria. Em 1944, a família Fett vendeu 390 lotes de suas terras para a família De Lucca, que promoveu um lançamento imobiliário no local, chamado de Parque São Lucas.

O dia do bairro Parque São Lucas foi instituído na cidade em 1995, e, atualmente, o bairro tem uma área de 9,9 milhões de m², com uma população superior a 152 mil habitantes.

Reportagem: Assessoria Subprefeitura.