Dois marcos foram atingidos recentemente pelo consórcio CML2, responsável por parte da construção da expansão da Linha 2-Verde do Metrô que irá da Vila Prudente até a Penha.

O primeiro envolve a estação Vila Formosa, a primeira a receber o ‘tatuzão’ que escavará os túneis do ramal.
Segundo informações do consórcio, a S.A. Paulista de Construções e Comércio, o poço do acesso principal de Vila Formosa já atingiu a cota de 30 metros de profundidade. Isso significa perto de 70% da profundidade total, de 44 metros, prevista no projeto.

Imagens divulgadas pela empresa mostram a evolução dos trabalhos. Após chegar ao ponto mais profundo, passará então a escavar a área das futuras plataformas.

Escavações
Outro canteiro do lote do consórcio também está sendo escavado. Imagens aéreas do canal iTechdrones recentes mostram escavadeiras abrindo uma vala no Complexo Rapadura que servirá de guia para o imenso poço onde a tuneladora será montada.

O terreno ficou mais de um ano intocado por conta de processos na Justiça e a falta de licença ambiental [o SP Jornal e o Jornal de Vila Carrão trouxeram nos últimos meses conteúdos com os detalhes sobre a revolta dos moradores do Parque Linear Rapadura], mas já em dezembro passado a Cetesb autorizou o início dos trabalhos no local.

Oficialmente, o Metrô prevê inaugurar as quatro primeiras estações (Vila Formosa, Anália Franco, Santa Clara e Oratório) em 2025.

Já as estações Santa Isabel (que estava como “Guilherme Giorgi” nos primeiros projetos), Guilherme Giorgi (que estava como “Manchester” nos primeiros projetos), Aricanduva e Penha ficarão prontas em 2026, segundo a Companhia.

As metas da Companhia, apesar do atraso de 10 anos anunciados pelo Governo, parecem otimistas no momento, uma vez que o tatuzão deve começar a escavar ainda em 2022.

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Reportagem: Da redação. Foto: Divulgação.