O mercado imobiliário paulistano teve um bom ano em 2022. Segundo pesquisa realizada pelo Sindicato das Empresas de Compra, Venda e Administração de Imóveis de São Paulo (SECOVI-SP), 63,6 mil imóveis foram comercializados no município de São Paulo entre janeiro e novembro do ano passado, uma elevação de cerca de 10,6% em relação ao mesmo período de 2021, quando o número era de 57,4 mil.

De acordo com Nathan Varda, head da Propdo, proptech israelense que fornece soluções em software para tomada de decisão no segmento imobiliário, alguns bairros se destacaram nesse resultado positivo, em razão de fatores como proximidade ao centro, fácil acesso ao transporte público coletivo (linhas de ônibus e estações de trem e metrô) e projetos de revitalização, reformas e modernização dessas regiões. Além disso, segundo ele, “o município de São Paulo tem voltado a ser muito procurado por investidores, o que estimula o surgimento de um ciclo contínuo de expansão”.

A Propdo realizou um levantamento dos dez bairros que mais se destacaram em venda de imóveis residenciais no ano passado. A lista é dividida entre os cinco que mais venderam apartamentos e outros cinco que mais venderam casas.

Bairros que venderam mais apartamentos: Bela Vista, Indianópolis, Higienópolis, Barra Funda e Vila Mariana. Bairros que mais venderam casas: Tucuruvi, Brooklin, Santo Amaro, Jaçanã e Americanópolis.

“As regiões centrais recebem constantemente mais investimentos em novos edifícios com apartamentos residenciais, enquanto que a construção e lançamento de casas nessas áreas é cada vez menor, cenário oposto ao verificado em bairros mais periféricos, que costumam ser predominantemente residenciais e ainda há mais aportes em casas que em apartamentos”, comenta Varda.

Novos recursos
Para estimular o mercado paulistano, a Propdo, em parceria com Quick2Sell, empresa de soluções para compradores, vendedores e corretores de imóveis, com mais de 5.000 associados, e Animacasa, empresa do mercado imobiliário com 20 anos de experiência, anuncia o lançamento da Investire, ferramenta baseada em inteligência artificial e tecnologia de ponta para auxiliar pessoas que desejam investir no ramo na capital paulista. A plataforma está disponível neste site e visa apoiar investidores com pouca experiência ou conhecimento no setor.

“O que percebemos é que muitas pessoas possuem o dinheiro para investir, mas hesitam em entrar no mercado por conta da complexidade e por não terem ferramentas que as auxiliem. Além disso, o cenário de negócios nessa área ainda é muito arriscado, o que faz com que apenas investidores com experiência se sintam seguros para fazer aportes. Por isso, a plataforma fornece, por exemplo, informações sobre os imóveis que não costumam ser divulgadas em anúncios, permitindo que o profissional passe a seu cliente dados mais específicos, o que favorece a negociação”, finaliza o especialista.

Reportagem: Da redação. Foto: Divulgação.

Se você quer conferir outros conteúdos como este aproveite e acesse a home de nosso site.