Dando sequência ao cadastramento de jovens alunos de escolas públicas municipais, o Cat Móvel estará em dois pontos da zona leste recebendo inscrições para o programa Bolsa Jovem, da Prefeitura de São Paulo. Nos dias 10 e 11, o serviço estará disponível em São Miguel Paulista; nos dias 14 e 15, é a vez do Jardim Helena.

Os alunos de escolas públicas municipais, que estejam cursando o nível médio, EJA ou CIEJA, com idade entre 16 e 20 anos, devem comparecer com a documentação necessária e realizar sua inscrição. O Cat Móvel ficará disponível no local entre 8h e 15h.

O programa é destinado aos alunos da rede municipal de ensino — nível médio, EJA ou no CIEJA (Centro Integrado de Educação de Jovens e Adultos) — oferecerá bolsa-auxílio no valor de R$ 627,21. O pagamento será condicionado à comprovação de pelo menos 60h de atividades por mês.

“O programa Bolsa Jovem tem o objetivo de auxiliar as famílias durante os desafios da pandemia, possibilitando que os jovens se qualifiquem e recebam uma bolsa para não abandonar os estudos. Nosso objetivo é atingir a população em vulnerabilidade, em especial o jovem que está em busca de manter seus estudos a fim de alcançar uma vaga de emprego”, afirma a secretária de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Turismo, Aline Cardoso. “Capacitando esses jovens teremos mão de obra preparada para a retomada econômica da cidade de São Paulo”, finaliza.

O Bolsa Jovem é uma parceria entre as secretarias municipais de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Turismo, de Educação, dos Direitos Humanos e Cidadania e da Fundação Paulistana, criada para evitar a evasão escolar e preparar essas pessoas para o primeiro emprego ou recolocação profissional. As atividades serão desenvolvidas no formato on-line na área administrativa pelo Portal Cate.

Serão investidos mais de R$ 17 milhões para pagamento de bolsa-auxílio e contratação de oficineiros, que irão atuar como mentores e tutores dos alunos. O jovem selecionado terá a chance de se preparar para o mercado de trabalho com diversas ferramentas que o capacite para habilidades técnicas e socioemocionais para desenvolver performance adequada em processos seletivos e manutenção da vaga ao conquistarem uma oportunidade de emprego ou no empreenderem.

Os selecionados terão contato com conteúdo da área de Administração de Empresas, em segmentos de finanças, marketing, logística e recursos humanos. As aulas serão realizadas pelo Portal Cate com conteúdo autoinstrucional, ou seja, o aluno faz a gestão das aulas assistidas, podendo rever as atividades gravadas, quantas vezes necessitar.

Os alunos receberão uma senha exclusiva da plataforma para ser direcionado ao ambiente do curso, que contará com módulos liberados periodicamente. Além do conteúdo programado, os alunos ainda receberão reforço escolar em Português e Matemática e orientações de tutores e mentores, uma vez por semana, em aulas ao vivo por duas horas. O projeto tem duração de seis meses, com carga horária de, no mínimo, 60 horas mensais. A previsão de início das aulas é em fevereiro deste ano.

O Bolsa Jovem faz parte do programa Bolsa Trabalho e tem entre as exigências de participação estar desempregado, sem receber benefícios como seguro-desemprego, pertencer a famílias com renda per capita igual ou inferior a meio salário mínimo e residir no município de São Paulo. O programa Bolsa Jovem ainda apresenta iniciativa inclusiva ofertando 10% das vagas destinadas a jovens autodeclarados LGBTI, 6% para jovens com deficiência e 6% para jovens imigrantes e/ou refugiados.

Serviço
Cate Móvel – Programa Bolsa Jovem
Dias 10 e 11 de março, das 8h às 15h
Subprefeitura de São Miguel Paulista – Rua Dona Ana Flora Pinheiro de Souza, 76
Dias 14 e 15 de março, das 8h às 15h
Avenida Kumaki Aoki, 1.390 – Jardim Helena

Reportagem: Da redação. Foto: Divulgação.

Se você quer conferir outros conteúdos como este aproveite e acesse a home de nosso site.