Quando vamos comprar uma roupa, fazemos questão de experimentá-la. Antes de comprarmos um perfume, fazemos questão de sentir o seu cheiro.
Assim não é difícil perceber que experimentar um produto antes de comprá-lo, influencia fortemente a decisão de compra.
O mesmo de dá com respeito a produtos alimentícios. Portanto, a degustação não é a simples distribuição de pedacinhos de produto, mas é uma excelente ação de marketing ! Segundo uma recente pesquisa realizada pelo Instituto Popai – Associação Global para Marketing e Varejo, 83% dos clientes comprariam um produto depois de uma degustação satisfatória no ponto de vendas.
Grandes marcas possuem estratégias de oferecer degustação em vários pontos de venda. Mas essa técnica de marketing não precisa se restringir a grandes empresas.
Na verdade, qualquer comércio ligado a produtos alimentícios, como por exemplo: açougues, padarias, mercearias, supermercados , sorveterias etc., deveriam utilizar a degustação de produtos como uma maneira de aumentar seu faturamento. O investimento para realizá-la é baixo e oferece um retorno alto e imediato.
Por exemplo, uma padaria poderia aumentar a venda de mortadelas por oferecer a degustação dela preparada em mini lanches.
Provavelmente quem pensou em ir apenas comprar pães, acabará comprando também a mortadela.
Um açougue poderia preparar alguns tipos de linguiça e oferecer a degustação delas em dias de grande movimento. Quem foi ao açougue pensando em comprar apenas bifes, provavelmente também comprará linguiças.
Essa é a força da degustação! E tem mais! A tendência é que, se a pessoa gostou ela irá comprar e não se importará tanto com o preço do produto. Há muitas outras ideias de degustação que podem ser exploradas. É importante ser criativo e não esquecer da da extrema limpeza, tanto ao preparar o produto como ao oferecê-lo.
Visto que se trata de alimentos, se o cliente perceber falta de limpeza, a degustação terá um efeito potencialmente negativo. Se tem um comércio no ramo alimentício, faça uma experiência com a degustação de produtos e verá
como ela realmente é uma forte estratégia de marketing.
Principais vantagens do marketing de degustação:
– Baixo investimento;
– Retorno imediato;
– Melhor aproveitamento do seu ponto de venda;
– Gera buzz marketing(marketing boca a boca).
Gabriel Garrido é coordenador de marketing de empresa multinacional e colunista do Portal SP Jornal.
E-mail: gabriel_garrido@terra.com.br