Moradores aguardam mais de 27 anos por canalização de córrego.
Há mais de 27 anos os moradores do Condomínio Residencial Sete Quedas, na Vila Silvia, Penha, são obrigados a conviver com os perigos do córrego Dois Irmãos, que passa dentro do condomínio, causando diversos problemas de saúde e higiene aos residentes. No total, são 27 blocos com mais de 600 famílias que vivem no local.
Há duas semanas, fortes chuvas caíram em São Paulo e o problema se repetiu: o córrego transbordou e o condomínio encheu de água a ponto de ninguém poder entrar ou sair de suas casas.
Em outubro de 2011, procuramos o poder público e a resposta dada a era que o projeto de canalização estava por terminar e que uma vez concluído, seria aberto no início deste ano de 2012 para processo de licitação. Outra promessa era que no início de agosto as obras já teriam começado. Não aconteceu nem uma coisa, nem outra.
Como em outros anos, a reportagem cedeu espaço à SIURB – Secretaria de Infraestrutura Urbana para tentar entender os motivos de tanto atraso. No entanto, o secretário Elton Santa Cruz, há semanas se esquiva da imprensa de forma espantosa, devendo sua secretária, a todo instante, a árdua tarefa de informar a este repórter que o mesmo está em reunião. “Mas o dia inteiro?” pergunta o jornalista. A secretária responde: “O sr. Elton é um homem muito ocupado”. O secretário Elton Santa Cruz não se recusa a dar explicações apenas à imprensa, mas também, aos próprios moradores que várias vezes tentam um contato com ele, como é o caso de Alexandre, morador do Condomínio Sete Quedas.
Após várias tentativas, quem ficou de dar uma explicação foi o secretário Adjunto da SIURB, dr. Glaucio, que estava despachando em seu gabinete e que entraria em contato conosco. Sua secretaria – bem como já havia feito sua colega, anotou os telefones da redação e também o celular e o email do jornalista, mas ainda estamos aguardando o contato. Por fim, a única resposta obtida surgiu da assessoria de imprensa da SIURB: “O projeto básico de canalização do Córrego Dois Irmãos está em fase de conclusão. A elaboração do projeto encontrou dificuldades imprevistas no trecho de travessia sob a linha da CPTM e da Av. Dr. Assis Ribeiro. Essas dificuldades adicionais exigiram mudanças no projeto. Atenciosamente: Luthero Maynard (Assessoria de Imprensa da Siurb)”. Em reportagem no Diário de S.Paulo, a explicação foi outra: o projeto está pronto e aguarda licitação.
Segundo o morador Alexandre, a situação está insustentável. “Já vieram acompanhar o nosso caso os vereadores Toninho Paiva, assessores do vereador Adolfo Quintas, assessores do vereador Police Neto, assessores do vereador Gilberto Natalini, vereador Antonio Carlos Rodrigues, o engenheiro da Siurb, o engenheiro da Subprefeitura da Penha e o de Ermelino Matarazzo, além de várias equipes de reportagem, como a da Gazeta Penhense, o Canal 7 de TV, Radio Bandeirantes, Programa CQC do dia 31 de outubro de 2011, Jornal Diário de São Paulo (matéria do repórter Silvério Moraes do dia 2 de novembro de 2011 e programa SBT Manhã do dia 2 de julho de 2012. Até quando isto vai continuar?”, desabafa.
À imprensa, cabe apenas apontar tão somente o descaso, o desrespeito e a falta de seriedade para com a região da Vila Silvia, em especial os moradores deste condomínio. O Secretário poderia responder uma única pergunta: “O senhor acredita que outros 27 anos ainda tenham que passar para que a canalização ocorra?” Esperamos sua resposta, secretário, ou quem sabe, uma atitude mais séria e responsável quanto ao caso.
Reportagem: Fernando Aires. Foto: Divulgação.