Prefeito homenageia trabalhadores da limpeza urbana.

O prefeito Gilberto Kassab homenageou, dia 16, os trabalhadores da limpeza urbana da cidade organizada pelo Sindicato dos Trabalhadores em Empresas de Prestação de Serviços de Asseio e Conservação e Limpeza Urbana de SP (Siemaco-SP) em comemoração ao Dia do Gari. Kassab foi recebido pelo presidente do sindicato, José Moacyr, e acompanhado pelos secretários Dráusio Barreto (Serviços), Ronaldo Camargo (Coordenação das Subprefeituras) e pelo subprefeito da Sé, Nevoral Bucheroni.

Kassab agradeceu o trabalho dos 16 mil profissionais da categoria que atuam na cidade na varrição das ruas, limpeza de bueiros e na coleta de lixo domiciliar e hospitalar. “O trabalho dos agentes ambientais é exemplar.

São servidores extremamente importantes para a cidade de São Paulo, como qualquer outro, mas especificamente esses se destacam, pois estão na linha de frente de ações que melhoram a saúde do cidadão paulistano e deixam a cidade mais bonita e mais limpa”, disse.

Durante a homenagem, o prefeito e os secretários receberam dos agentes uma cópia do livro “Perfil dos Trabalhadores em Asseio e Conservação e Limpeza Urbana de São Paulo”, uma publicação do Siemaco, elaborada a partir de uma pesquisa com 100 mil profissionais de limpeza urbana realizada pelo Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese).

O objetivo do estudo é conhecer quem são os trabalhadores, suas condições de vida, situação salarial e de emprego, além de condições de trabalho.

O secretário Dráusio Barreto lembrou que os coletores de lixo devem ser valorizados dada a relevância do seu trabalho para todos os munícipes. “Todos nós sabemos que eles desempenham um serviço anônimo, mas de uma importância para o conforto de todo mundo que mora nessa cidade, dos mais de 11 milhões de habitantes e daqueles outros milhões que todo dia vêm a São Paulo para lazer, trabalho ou algum evento”, falou o secretário.

Os agentes realizam a limpeza e a coleta de lixo em 51 mil ruas, perfazendo 17 mil quilômetros de vias, somente no município de São Paulo. Diariamente, os trabalhadores da limpeza urbana limpam mais de 7 mil quilômetros de ruas e avenidas, além de percorrerem 1.500 quilômetros quadrados (km²) de vias para coletarem os resíduos nos mais de 4 milhões de  domicílios da cidade.

Ao todo, esses trabalhadores têm a incumbência diária de coletar mais de 12 mil toneladas de resíduos.

Novo Modelo

A Prefeitura de São Paulo adotou um novo modelo de limpeza pública em dezembro passado. O efetivo de funcionários da limpeza das vias públicas foi ampliado em 56%, passando de 8.300 trabalhadores para 13 mil pessoas.

Os serviços também passaram a ser feitos aos domingos, além de utilizarem varredeiras mecânicas, que permitem mais agilidade e proporcionam segurança aos agentes na limpeza nas grandes vias. São Paulo está recebendo 150 mil novas lixeiras e os 55 Ecopontos tiveram seu horário de funcionamento ampliado. Com essas medidas, a limpeza da cidade ganhou em eficiência.

Reportagem: Da redação. Foto: Fábio Arantes/Secom