Um dos pontos importantes antes de pensar em quem votar é ver se o candidato tem ou não ficha limpa. Existem duas formas de pesquisar sobre a vida de um candidato.
Uma delas é entrar no site do Tribunal Superior Eleitoral www.tse.jus.br e lá é possível consultar os documentos dos postulantes no link “Divulgação de Candidatos”.
Outra maneira é acessar o site do Ficha Limpa www.fichalimpa.org.br e identificar os candidatos cadastrados em seu banco de dados e observar se os mesmos estão em ordem com a justiça do país.
Neste momento das eleições alguns candidatos tentam mostrar uma história que muitas vezes não tem. Também prometem o que muitas vezes não podem cumprir ou mesmo apresentam comportamento e simpatia que geralmente não tem.
A obrigação do eleitor é procurar saber qual o partido do candidato, quais são seus projetos, suas pretensões e se tem imagem ou reputação já conhecida e reconhecida na comunidade.
O problema maior é que nesta época todos aparecem como “num passe de mágica”, prometem “mundos e fundos” e na maioria dos casos, quando eleitos, pouco conseguem cumprir. Aliás, a maioria normalmente desaparece após as eleições. Ganhando ou não!
Ser um bom vereador, nos tempos atuais, depende muito da assessoria que o candidato vai ter. Assessoria esta muitas vezes já comprometida com parentes e amigos antes mesmo da eleição ser vencida, até mesmo como maneira de retribuir os “favores” antes do pleito.
Já para ser bom prefeito é preciso, antes de tudo, ter um bom planejamento. Procure observar o histórico do candidato, se já ocupou cargos no executivo, no legislativo e se teve atuações de destaque em outros cargos.
Procure também saber se o candidato fez pactos ou alianças duvidosas com partidos e políticos com ficha questionável, o que fatalmente, levará o candidato a manter laços com o dito-cujo-aliado em sua gestão.
Pesquise também na internet, nas redes sociais e veja reportagens de vídeos que contam a história dos candidatos a prefeito. Por terem mais exposição na mídia, os conteúdos destes candidatos estão mais acessíveis e expostos.
Já os candidatos a vereador, procure votar em uma pessoa que seja do seu bairro, que conheça as políticas públicas da região, que tenha liderança na comunidade e que tenha ficha limpa. Nas eleições 2012, tem até candidato que já foi cassado por chefiar máfia! Um absurdo, mas está dentro da lei!
Nos postulantes a prefeitura, tem candidatos que prometeram ficar no cargo e largaram posteriormente para disputar outras eleições. Tem candidatos com padrinhos políticos fazendo aliança com arquirrival. Tem candidatos que fazem parte de um partido que se alia conforme o “vento assopra”. E tem também candidato que votou a favor do próprio aumento de salário, no caso, mais de 60% de reajuste.
Talvez seja pedir demais para o eleitor que pesquise muito antes de votar. Porém, como somos uma sociedade que não tem o hábito de reivindicação política constante, procure ao menos não ser cúmplice de pessoas que terão acesso ao dinheiro público durante 4 anos.
Aliás, dinheiro esse que também é seu e que deve ser melhor empregado para o bem de toda sociedade!
Antonio Gelfusa Junior é diretor de marketing do SP Grupo de Jornais (SP Jornal, Jornal de Vila Carrão, Jornal do Tatuapé e Jornal de Vila Formosa).