Presentes, amigo secreto, comidas especiais, árvores enfeitadas, lojas decoradas, ruas movimentadas, é isso mesmo….é Natal!
Que alegria celebrar o nascimento, a vida, o amor. Para expressar tantos sentimentos bons nos empenhamos em organizar festas, confraternizações, listas de presentes, afinal não podemos esquecer-nos de nada nem de ninguém.
Porém, as cobranças de final de ano, o trânsito, o comércio lotado, a aglomeração de pessoas, os estacionamentos cheios, as lojas intransitáveis… tanto corre-corre pode nos deixar estressados, com os nervos à flor da pele. Em alguns momentos sentimos como se houvesse uma histeria coletiva.
Mas qual a razão para tanto nervosismo?
De acordo com a professora do Instituto de Psicologia da UFRJ e presidente da Associação Brasileira de Estresse, Lucia Novaes, o final de ano traz uma serie de compromissos que são vinculados tanto a festividade como também a providencias para o fechamento de questões que não podem ficar pendentes para o próximo ano. Envolve também reuniões familiares que, para alguns, nem sempre são desejadas. As demandas específicas de final de anos se somam`as demandas que fazem parte da vida da pessoa, e esse é um dos motivos da sobrecarga nessa época .
O estresse é um sentimento experimentado quando situações desagradáveis se apresentam, gerando algum tipo de desequilíbrio A reação e uma tentativa de reequilibrar os sentimentos. Porém a demora em voltar ao ponto de equilíbrio pode gerar doenças , tais como hipertensão gastrite e ate problemas dermatológicos.
Como lidar com esse turbilhão de sentimentos e acontecimentos sem comprometer a saúde e a alegria?
Em primeiro lugar o final do ano é apenas uma data, não é o fim de alguma coisa. Portanto, nada de correria ou ansiedade. O mundo não vai acabar e se você não conseguir terminar tudo como desejava e fechar o mês com aquela sensação de dever cumprido não se desespere, seus planos poderão ser executados no próximo ano.
Segundo, é Natal e isso significa alegria e gratidão pela Vida, pelo Amor e pela paz, traduzida na tranquilidade que só a Vida e o Amor podem nos proporcionar.
“Porque um menino nos nasceu, um filho se nos deu, o governo esta sobre seus ombros e o seu nome será Maravilhoso.” No Natal os cristãos comemoram o nascimento de Jesus Cristo. O nascimento de um ser perfeito, uma ideia de Deus perfeita. Ponderando sobre a data, as comemorações e os sentimentos experimentados nessa época do ano, percebi que para que uma ideia tome forma é necessário que ela seja concebida e desenvolvida primeiro no pensamento de uma pessoa. Enquanto isso não acontece é impossível realizá-la.
Há uma unidade entre Deus e o homem e as qualidades que decorrem dessa união serão palpáveis à medida que forem concebidas e desenvolvidas dentro de cada um. Então aproveite para conceber ideias mais saudáveis para sua vida. Considere possibilidades nunca antes imaginadas. Que tal fazer aquela viagem, estudar naquele pais, começar aquela atividade física fazer as pazes com alguém que te magoou, parar de fumar?
Seja você mesma a pessoa nova que vai promover o nascimento de sentimentos melhores, de uma sociedade mais justa, de um mundo com mais amor. O Natal é um ótimo momento para renascer. Pode acreditar.
Andrea Cabral é advogada e jornalista. Atua como porta-voz da Ciência Cristã no Brasil e é colunista do portal SP Jornal.
E-mail: brazil@compub.org