O Governo do Estado e a Prefeitura de São Paulo entregaram, no dia 5 de maio, 316 apartamentos da segunda fase do Conjunto Habitacional Chácara do Conde – Prefeito Bruno Covas, no Grajaú, zona sul da capital paulista.

Os imóveis, construídos em parceria com a Prefeitura, são destinados a famílias retiradas de moradias precárias situadas em áreas de risco na região dos mananciais. O secretário de Estado da Habitação, Flavio Amary, participou das entregas das chaves junto ao governador Rodrigo Garcia e ao prefeito Ricardo Nunes.

O Chácara do Conde conta com dez quadras e duas fases de produção, totalizando 1.290 unidades habitacionais. A primeira fase, com 562 apartamentos, foi entregue em outubro de 2021. Nesta quinta-feira, foram entregues 316 unidades habitacionais da segunda fase e as demais 412 moradias têm previsão de conclusão para o segundo semestre deste ano.

Segundo o secretário Flávio Amary, as obras foram realizadas com recursos do Estado e da Prefeitura, representando mais uma entrega em atendimento às demandas de moradia na região. “Nós que vivemos o tema da habitação sabemos a importância destes momentos na vida das pessoas. Desejamos que estas famílias transformem cada uma destas casas em verdadeiros lares”, destacou.

Investimento
Para a construção das 1.290 unidades habitacionais o Governo do Estado está investindo R$ 156,4 milhões por meio de convênio com a Companhia de Desenvolvimento Habitacional e Urbano (CDHU). Além da construção das moradias, também foram realizadas obras de urbanização, como terraplenagem, infraestrutura, drenagem, esgotamento sanitário, abastecimento de água, pavimentação e recuperação ambiental de cinco áreas verdes que somadas representam 120.434 m², sendo que uma delas se tornará um parque municipal.

Conjunto Habitacional
Com dez quadras, o empreendimento conta com apartamentos de dois e três dormitórios, dez zeladorias, sete salas de estudos, sete bicicletários, dez centros comunitários e estacionamento. Todas as áreas de uso coletivo possuem rampas de acessibilidade.

As famílias beneficiadas saíram de áreas de risco localizadas na região sul de São Paulo, como parte do Programa Mananciais, que tem como objetivo a despoluição das represas Billings e Guarapiranga, recuperação e proteção ambiental das áreas degradadas e obras de urbanização de favelas. Coube à CDHU realizar, com o apoio da Secretaria Municipal de Habitação (Sehab), a habilitação das famílias beneficiárias para a comercialização das unidades habitacionais.

Reportagem: Da redação. Foto: Divulgação.

Se você quer conferir outros conteúdos como este aproveite e acesse a home de nosso site.