EMEF Profª Maria Aparecida do Nascimento desenvolveu projeto de incentivo à leitura com as obras da escritora.
No dia 5 de maio, nos períodos da manhã e tarde, a escritora de literatura infantil Ana Stoppa esteve na EMEF Profª Maria Aparecida do Nascimento, na Cidade Tiradentes, ocasião em que escola celebrou a Semana de Incentivo ao Estudo e à Leitura.
Na oportunidade, Ana Stoppa doou 1.025 de suas obras para os alunos da escola. Esta ação faz parte do projeto voluntário de incentivo à leitura, idealizado pela escritora em 2012. A partir de então, a autora passou a editar os seus livros, custeados com recursos de seu trabalho na área jurídica, visando despertar nos alunos da educação infantil e ensino fundamental matriculados em escolas públicas, a importância de se desenvolver o hábito da leitura, como ferramenta indispensável ao conhecimento bem como lazer. O foco para atender a demanda são as escolas localizadas em bairros da periferia.
No dia da visita à escola foram realizadas exposições, apresentações dos estudantes, tudo elaborado através da releitura e interpretação das obras da autora. Ao término das atividades, em ambos os períodos, Stoppa entregou os livros em mãos para cada criança. Na ocasião, o professor Onézio Cruz presenteou a escritora, o diretor da escola Douglas Matos e alguns alunos com caricaturas feitas por ele.
“A presença da Ana Stoppa vem contemplar os nossos esforços, intenções e ações para incentivar todas as nossas crianças à leitura, pois acreditamos que esse é o caminho”, disse a professora Veronice Taveira de Melo, responsável sala de leitura.
A EMEF Profª Maria Aparecida do Nascimento desenvolveu um trabalho de incentivo à leitura no mês que antecedeu a visita da autora. Os professores do ensino fundamental 1 e 2 trabalharam as leituras de obras da escritora – cada professor com um livro diferente. “As leituras foram desenvolvidas e orientadas pelos professores nas salas de aula e de leitura; foram elaboradas atividades protagonizadas pelos alunos”, comentou o diretor professor Douglas Matos. Segundo ele, os alunos participaram de atividades de interpretação e escrita, de vídeo e de exposições, dispostas por todo ambiente escolar. “Foram elaborados diversos trabalhos, todos com a interação entre os alunos e os professores em sala de aula. Todos estavam muito ansiosos por conhecer a escritora. Nesta escola a educação é transmitida aos alunos com doçura. A mesma doçura que se fez presente por todo o dia de hoje, quando os livros foram distribuídos e autografados aos nossos alunos”, citou o diretor.
Para a escritora, não adianta fazer um projeto bom e bem ilustrado se este não chegar até as crianças. “Por isso entendo como é imprescindível visitar as escolas, entregar os livros em mãos, sempre após um bate papo com os estudantes, respondendo perguntas, prestando esclarecimentos de como se faz um livro, motivando as gerações futuras para que estas despertem no sentido de que vivemos em sociedade, e por isso a colaboração é essencial e a educação imprescindível, e esta tende a preparar melhor os estudantes, quanto estes descobrem o gosto pela leitura”, enfatiza Ana.
“Conhecer a autora dos livros que lemos em sala é um passo importante na vida desses pequenos. Criar possibilidades para que cresçam em contato com a leitura é fundamental para seu desenvolvimento”, disse a professora da escola, Fernanda Dias.
“Sinto-me extremamente agradecida a Deus por Ele ter me permitido conhecer esta operante escola, tão bem cuidada em cada detalhe. Lugar onde a harmonia e o comprometimento com a educação faz morada”, declarou a escritora, que agradeceu: “Parabéns diretor, coordenadoras, educadores, funcionários e familiares pelos belíssimos trabalhos elaborados com os amados alunos. Confesso que os sorrisos, os abraços e a amável acolhida ficarão para sempre em meu coração”.
Reportagem: Da redação. Foto: Divulgação.