O mês de julho é marcado pelas celebrações aos amigos e à amizade. No Brasil, o Dia do Amigo acontece no dia 20, e na comunidade internacional, a data escolhida pela ONU (Organização das Nações Unidas) para o Dia Internacional da Amizade foi o dia 30. Em São Paulo, as 5,3 mil escolas estaduais são palco para grandes histórias de amizade que duram por toda a vida, como a de Ivone Santos Nogueira, Marisa Cerqueira Nunes e Sandra Aparecida de Azevedo, ex-alunas da EE Professor Moacyr Campos, na zona leste da capital. 

O primeiro reencontro do grupo aconteceu em 2019. A ideia de localizar os antigos colegas através de uma rede social partiu de Sandra, que hoje é Professora Especialista em Currículo (PEC) da Diretoria de Ensino Leste 5. “O que me motivou a procurar os amigos foi a saudade, saber como eles estavam e relembrar os momentos e saber o que cada um está fazendo hoje”, afirma. 

O resultado foi o grupo “Amigos dos anos 80”, com mais de 30 pessoas. “Quando ela me colocou nesse grupo, eu comecei a olhar as carinhas e não conseguia lembrar de quase ninguém. Falei, nossa, faz muito tempo, não sabia quem eram. E eu comecei a perguntar no grupo quem eram aquelas pessoas, a foto”, confessa Ivone. 

No Dia do Amigo, elas retornaram até a unidade onde estudaram para relembrar histórias marcantes que tiveram com professores da época e reviverem as boas lembranças que as uniram e fortaleceram essa amizade ao longo dos anos. 

“Eu cheguei aqui em 83, no começo era meio ‘bicho do mato’, mas fui conhecendo muita gente, conquistando muitas amizades. Eu gostava muito das fanfarras e dos ensaios”, relembra Marisa. 

Reportagem: Da redação. Foto: Divulgação.

Se você quer conferir outros conteúdos como este aproveite e acesse a home de nosso site.