Obesidade é um dos fatores que aumentam os riscos de desenvolver a doença.
Alimentação adequada e prática de exercícios físicos são hábitos que podem ajudar o organismo a trabalhar melhor e a prevenir o desenvolvimento de algumas doenças como o câncer de mama, conforme explica o mastologista José Luiz Bevilacqua, do Hospital e Maternidade São Luiz.
“Estudos recentes mostram que as atividades físicas podem diminuir os riscos de tumores na mama, que em alguns casos estão associados à obesidade”, explica. Isso porque a obesidade inicia um processo inflamatório no organismo, afetando órgãos, artérias e células.
No caso do câncer de mama, quando as células são atingidas por essa inflamação passam a apresentar anomalias e a multiplicar-se rapidamente, formando um tumor maligno. Para prevenir esse processo, exercícios aeróbicos são os mais indicados, pois trabalham a respiração e o sistema cardiológico, ajudando também na queima de calorias.
Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), para ter uma vida saudável o ideal é que se pratique pelo menos duas horas e meia de exercícios por semana. Manter uma alimentação equilibrada também é essencial.
“Ganho de peso irregular, consumo exagerado de gorduras e de álcool são fatores que prejudicam o bom funcionamento do organismo e favorecem o desenvolvimento do câncer de mama”, afirma o Dr. José Luiz Bevilacqua.
O especialista destaca, ainda, que mulheres que já passaram por tratamento de câncer também devem aplicar esses hábitos no dia a dia. O câncer de mama é o segundo tipo de câncer mais diagnosticado no mundo e acomete, principalmente, mulheres com mais de 40 anos e que apresentam casos da doença na família.
Dados da OMS mostram que as taxas de mortalidade por esse tipo de câncer continuam elevadas no Brasil, provavelmente porque a doença ainda costuma ser diagnosticada em estágios avançados. “A prevenção e o diagnóstico precoce são as formas mais eficazes para reduzir essas estatísticas”, afirma o mastologista.
O Hospital e Maternidade São Luiz disponibiliza o mastologista José Luiz Bevilacqua para entrevistas sobre o tema.
Reportagem: Assessoria de imprensa. Foto: Divulgação.