A Unidade Móvel de Nanotecnologia do SENAI-SP funcionará durante todo o período do evento com aplicações simuladas

Para mostrar os efeitos práticos e simplificar a compreensão do universo da nanotecnologia, a 21ª Feira do Estudante – Expo CIEE São Paulo 2018 – maior feira voltada à inclusão e capacitação profissional de jovens -, que acontece nos dias 25, 26 e 27 de maio -, traz o Programa de Educação em Nanociência & Nanotecnologia SESI-SP/SENAI-SP, que funcionará durante todo o período do evento em uma imersão de 20 minutos.

A feira, que acontece no Pavilhão da Bienal do Parque do Ibirapuera, será das 9h às 19h. Os organizadores estimam atrair cerca de 80 mil visitantes. O objetivo do Programa de Educação Nanociência & Nanotecnologia é levar conhecimento às salas de aula, como também despertar o interesse dos alunos pela ciência, levando-o a uma experiência diferente e o contato com as inovações que serão utilizadas no mercado de trabalho nos próximos anos. Com a vanguarda da tecnologia aplicada na indústria e na área de educação, o Serviço Social da Indústria (SESI) e o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI) são pioneiros na formação dos profissionais do futuro.

Nanociência

A nanociência é o estudo de princípios fundamentais de moléculas e estruturas de dimensão entre um e 100 nanômetros. Um único nanômetro (nm) corresponde à bilionésima parte do metro. Ou seja, a nanociência é o mundo do que acontece entre os átomos e as moléculas.

Já a nanotecnologia é a manipulação real, a aplicação e o uso de objetos de tamanho manométrico, e tem sido considerada como a próxima revolução industrial. Por isso, muitos governos do mundo todo investem em pesquisa e desenvolvimento nessa tecnologia. As unidades móveis têm design inovador e são aparelhadas com microscópios eletrônicos e equipamentos de alta tecnologia, que permitem ao público assistir a demonstrações e experiências de aplicações práticas de nanociência e nanotecnologia.

“É um parceiro importante que estamos trazendo para a feira do CIEE. As duas entidades são reconhecidas por colocarem os jovens em contato com a tecnologia desde cedo. Isso contribui muito para a formação e carreira. Com certeza essa atração vai despertar o interesse da garotada em conhecer mais sobre essa área e as oportunidades no mercado”, diz Marco Panza, supervisor do setor de feiras e responsável pela 21ª Feira do Estudante – Expo CIEE São Paulo 2018.

Carretas adaptadas em laboratórios

A nanociência e nanotecnologia são conceitos recentes, por isso há muito para ser explorado. “No passado, tínhamos a tabela periódica e as combinações dos elementos resultavam em novas moléculas. Hoje, é possível criar moléculas não existente. Isso traz inúmeras possibilidades para a ciência”, explica o diretor técnico do SENAI-SP, Ricardo Terra.

Segundo ele, mesmo com pouco aparato tecnológico, é possível compreender os conceitos da nanotecnologia, mas, ressalta, se houver um ambiente com as ferramentas certas, o aluno pode fazer descobertas e vivenciar experiências que tornarão o aprendizado mais significativo. “Esse projeto nasceu com a visão de que é necessário trabalhar a ciência e a tecnologia em todos os níveis da educação, incluindo os ensinos fundamental e médio, e não apenas a educação profissional”, finalizada o profissional que buscou inspiração em experiências de outros países como Estados Unidos, Alemanha e Suíça.

Os interessados já podem acessar o site www.ciee.org.br/expociee e emitir a credencial que possibilitará a entrada na mostra sem filas. Por lá também é possível fazer a inscrição de grandes grupos de visitantes, facilitando a organização de excursões escolares.

Serviço:

21ª Feira do Estudante – Expo CIEE São Paulo 2018
Data: 25, 26 e 27 de maio.
Horário: das 9h às 19h.
Local: Pavilhão da Bienal do Parque do Ibirapuera.
Endereço: Parque Do Ibirapuera, S/N – Portão 3 – Parque Ibirapuera
Inscrições: www.ciee.org.br/expociee

Reportagem: Da redação. Foto: Divulgação.