A Travessia Santos-Guarujá – a mais movimentada do litoral de São Paulo – voltou a contar com mais uma balsa para o transporte de passageiros. A FB-26, entregue pelo Governo de São Paulo, nesta segunda-feira (13), recebeu investimentos de R 4,9 milhões. A última reforma da embarcação ocorreu entre 2016 e 2017.

A balsa possui 40 metros de comprimento e 13,90 metros de largura, com capacidade para transportar até 32 veículos e 96 passageiros. A reforma incluiu a revisão de quatro motores, a implantação de novo sistema de comando, linha de eixo e máquina do leme, e a substituição de chapas metálicas da estrutura. Os equipamentos de salvatagem, disponíveis aos usuários para emergências, também foram trocados.

Foi feita, ainda, a pintura do casco, que passou por tratamento especial para navegação no mar, além de outras melhorias nos porões, convés e praça de máquinas. A FB-26 está preparada para operar tanto no sistema misto, com transporte de veículos, pedestres e ciclistas, como transportando exclusivamente veículos.

A entrega da balsa foi realizada no estaleiro do Departamento Hidroviário (DH), órgão da Secretaria de Meio Ambiente, Infraestrutura e Logística (SEMIL), no Guarujá, e contou com a presença da Secretária Natália Resende. “É uma medida importante para os passageiros da região, que ganham em eficiência e em segurança, visando sempre a continuidade da prestação dos serviços, com qualidade”, afirmou.

 Segundo a Secretária, além de trabalhar no eixo de prestação contínua dos serviços, no qual a entrega da balsa se encaixa, a SEMIL também foca seus esforços de atuação nos projetos estruturantes, que visam o longo prazo, para viabilizar Parcerias Público-Privadas a fim de modernizar o sistema, aumentar a oferta de embarcações e reduzir o tempo de espera dos passageiros.

Reportagem: Da redação. Foto: Divulgação.

Se você quer conferir outros conteúdos como este aproveite e acesse a home de nosso site.