Após quinze anos grupo se apresenta em São Paulo.

Quinze anos se passaram desde que o Grupo Grial apresentou – pela primeira vez – uma nova proposta para a dança Armorial.

Uma das coreografias mais provocativas do repertório do Grial, Travessia leva a plateia para o terreiro circular das comemorações do interior pernambucano. “O espetáculo remete às festas populares e é apresentado em uma arena aberta, com público e intérpretes no mesmo espaço”, explica Maria Paula, que compôs os movimentos desta montagem a partir do universo dos romances populares da autora Dona Militana. A música também será executada ao vivo pela cantadeira Nice Teles.

Agraciado com o Prêmio Funarte Klauss Vianna de Dança 2011, Travessia circulará por quatro capitais brasileiras, inclusive São Paulo, dentro do projeto Circulação de ideias de dança, que dançam. A ideia é unir as apresentações a atividades paralelas de debate. O tema é o olhar do Grial sobre a tradição popular. “Nossos espetáculos são festivos, fortes e contundentes e a suas execuções permitem diálogos possíveis entre a tradição e o erudito”, declara a coreógrafa.

Também premiado em sete categorias do festival pernambucano Janeiro de Grandes Espetáculos em 2011, Travessia é a segunda parte da Trilogia Uma História, Duas ou Três. Além de Maria Paula, estão no elenco, os bailarinos: Emerson Dias, Fábio Soares, Aldene Nascimento, Joab Jó, Iara Agra e Dayse Marques. Essa turnê comemorativa já passou por Fortaleza, Recife e Rio de Janeiro. A produção executiva é Carla Carvalho.

Sobre o Grupo Grial
Suassuna é poeta, escritor, membro da Academia Brasileira de Letras. Mentor do Movimento Armorial buscava retomar a pesquisa sobre a linguagem da dança e encontrou em Maria Paula o fio condutor necessário para transformar a ideia em movimento. Já Maria Paula é formada em Dança pela Universidade da Sorbonne – Paris, ex-bailarina do Balé Popular de Recife e da Cia de Dança Les Passagers – Paris.

Mais festa 
O Grupo Grial também comemora a inclusão do espetáculo A Barca na grade nacional do Palco Giratório (que também se tornou parceiro das apresentações do Klauss Vianna). Assim, a montagem está sendo apresentada nos palcos do SESC em cidades como Cuiabá, Rio de Janeiro, São Paulo, Teresina, Florianópolis, Curitiba, Porto Alegre, só para citar alguns. Ao todo, serão 55 cidades. A Barca é a primeira parte da Trilogia Uma história duas ou três, mais recente pesquisa do Grial, que procura a dramaturgia do corpo por meio de contações de histórias e romances populares. O final dessa história será concebido em 2013, graças a mais uma premiação recebida neste ano: o Prêmio Pró-Cultura, que garante apoio na concepção e circulação.

Mais informações
Travessia, sábado, 11 de julho, às 20h; domingo, 12 de julho, às 17h no SESC Belenzinho – Sala de Espetáculo II, Av. Álvaro Ramos, 991, São Paulo – SP – Fone: 2076-9700

Reportagem: Assessoria de imprensa. Foto: Divulgação.