Este ano os R$ 900 bilhões chegam 16 dias antes que em 2011.

O Impostômetro da Associação Comercial de São Paulo (ACSP) alcançou nesta quinta-feira(02), ao meio-dia, R$ 900 bilhões em impostos federais, estaduais e municipais pagos pelos brasileiros desde 1º de janeiro deste ano.

No ano passado este valor foi alcançado em 18 de agosto, portanto 16 dias mais tarde na comparação com este ano.

O presidente da Associação Comercial de São Paulo (ACSP) e da Federação das Associações Comerciais do Estado de São Paulo (Facesp), Rogério Amato, insiste que a quantidade de dinheiro arrecadado com os impostos não tem a contrapartida na qualidade dos serviços públicos prestados à população.

“Embora o PIB tenha sofrido queda, a arrecadação tributária novamente bate recorde. Isso é um alerta para que o governo tenha mais atenção com seus gastos de custeio para evitar aumentar o déficit público, num momento delicado para toda a economia mundial.”

Além de mostrar o quanto a população brasileira pagou do começo do ano até agora, no portal do Impostômetro é possível verificar o pagamento por estados e por cidades, analisar arrecadações anteriores e fazer projeções.

Histórico: O “Impostômetro” foi inaugurado em 20 de abril de 2005.

Em 13 de setembro de 2011 o novo portal do Impostômetro  www.impostometro.com.br) foi colocado no ar. Nele é possível ver o quanto o País, os estados e os municípios estão arrecadando em impostos. Pelo hotsite www.horadeagir.com.br cada cidadão pode deixar sua opinião por meio de comentários e vídeos.

Pode também pressionar os deputado federais – com o envio de mensagens por meio de um link – para colocarem em votação e aprovarem o projeto de lei 1472/2007, que determina que o valor dos impostos seja discriminado nas notas fiscais.

Reportagem: Assessoria de Imprensa.  Foto: Divulgação.