Serão atendidas 5 instituições com um investimento total de R$ 10 mil, além da parte financeira, o assessoramento será oferecido nas áreas técnica, administrativa, financeira e política em assistência social.
O objetivo do edital é fortalecer a participação, autonomia e protagonismo de movimentos sociais, organizações, grupos populares e de usuários. Além disso, busca identificar as potencialidades, mobilizar e organizar grupos e lideranças locais, por meio de sua articulação com a política de assistência social e demais políticas públicas. O edital também tem como objetivo subsidiar a intervenção nas instâncias e espaços de participação democrática. Para alcançar esses objetivos, será utilizado o assessoramento político, técnico, administrativo e financeiro aos projetos, programas e/ou serviços desenvolvidos no Estado de São Paulo, que sejam caracterizados como grupos e organizações de usuários e movimentos sociais, bem como entidades com atuação preponderante ou não na área de assistência social.
O assessoramento será oferecido em suas diversas formas, contemplando os aspectos que se fazem necessários para as esferas políticas, técnicas, administrativas e financeiras. Na esfera política, será garantido que o projeto, programa ou serviço da entidade compreenda a assistência social enquanto política pública e opere segundo as recomendações para essa política. Na esfera técnica, serão capacitadas as lideranças, gestores e colaboradores dos projetos, programas ou serviços das entidades assessoradas na prática socioassistencial e em como acionar a política pública. Na esfera administrativa, será oferecido apoio às práticas administrativas da entidade, tais como criação de estatutos, gestão financeira, reorganização jurídica, contabilidade, entre outras. Na esfera financeira, será oferecido apoio financeiro, seja de forma emergencial ou continuada, sem perder o foco na sustentabilidade das entidades.
O assessoramento financeiro será oferecido por meio de fomento a projetos, programas e/ou serviços, com um aporte financeiro de R$2.000,00 para cada uma das 5 instituições que melhor atenderem aos requisitos deste edital.
O Instituto Idehm foi criado a partir da identificação de oportunidades de potencializar os resultados do desenvolvimento socioambiental, aplicando-se as ferramentas de inovação sustentável do Terceiro Setor, através do Serviço de Assessoramento em Assistência Social. Atua na política de assistência social em São Paulo, principalmente na qualificação de serviços, programas e projetos do Terceiro Setor, contribuindo com a construção de um mundo mais sustentável para pessoas, empresas e organizações da sociedade civil, em conformidade com os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável preconizados pela ONU. O Instituto atua sempre regido pela transparência e cumprimento das leis e normas, com total respeito às pessoas e ao meio ambiente, promovendo a integração entre colaboradores, usuários, fornecedores, prestadores de serviços e comunidade, por meio do desenvolvimento de um trabalho colaborativo e eficiente, prezando o relacionamento
Mais informações
http://www.idehm.org/
Reportagem: Da redação. Foto: Divulgação.
Se você quer conferir outros conteúdos como este aproveite e acesse a home de nosso site.