Em “Mães Invisíveis”, sete mulheres com deficiências físicas variadas aparecem em fotos ao lado de seus filhos ou grávidas. Portanto, com essa mostra, iniciada em outubro na estação Higienópolis-Mackenzie, da Linha 4-Amarela do Metrô, a fotógrafa Maria Paula Vieira – portadora de uma doença genética que causa problemas de locomoção – quer celebrar a força da mulher com deficiência.

A exposição, com 20 fotografias acompanhadas de depoimentos, exalta a beleza, a autoestima e a coragem dessas mães, que desejam ser reconhecidas para além da condição funcional de seu corpo.

No Brasil, segundo dados do Censo de 2010, 24% da população tem algum tipo de deficiência – isso corresponde a 45,6 milhões de pessoas, porém muitas ainda são pouco visíveis socialmente. Portanto,  “Mães Invisíveis” pretende estimular o debate a respeito da inclusão.

Para Juliana Alcides, gestora de Sustentabilidade da ViaQuatro, a iniciativa é um reforço no compromisso da concessionária. “Além de um transporte seguro e confortável, nosso objetivo é melhorar a experiência das pessoas que circulam pelas nossas estações. Portanto, com informações sobre saúde e contato com diversas manifestações artísticas e culturais”, afirma.

Por fim, seguindo recomendações da Organização Mundial da Saúde (OMS) para evitar aglomerações, “Mães Invisíveis” também pode ser vista na página oficial da concessionária no Facebook e no Instagram. Contudo, vale reforçar que ela estará disponível somente ao longo dos meses de exposição.

 

Serviço

  • Higienópolis-Mackenzie: de 1º a 30 de outubro de 2020
  • Fradique Coutinho: de 2 a 30 de novembro de 2020
  • São Paulo-Morumbi: de 1º de dezembro a 8 de janeiro de 2021

 

Por: Portal do Governo.  Foto: Divulgação.

Assim sendo, para conferir outros conteúdos como este, acesse a home de nosso site.